Skip to Content

<

A defesa

A cache by paraquedas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/06/2017
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A defesa

  HISTÓRIA DO SCLM

Os Primórdios

Embora a data de fundação do Marrazes esteja referenciada em 1936, há registos nos jornais da época de jogos de futebol efectuados nos Marrazes nos já longínquos anos 20 pelo Marrazes Sporting Club.

No “Leiria Desportiva”, de 23 Outubro 1924, lê-se que a cidade de Leiria não possui um campo de jogos e “...em compensação, Marrazes, uma pequena aldeia, possui um belíssimo campo...” (o do Marrazes Sporting Club). No ano de 1925, no mesmo jornal, há uma notícia que nos mostra que a rivalidade com os clubes de Leiria já vem de longe, fala “de mau comportamento dos sócios do Marrazes Sporting Club quando há desafios no seu campo, especialmente quando jogam com clubes de Leiria.”



ESCUDO DO MARRAZES SPORTING CLUBE 1919

 

Em 1936 surge o Marrazes Sport Club, fruto da junção de alguns grupos existentes na altura, nomeadamente a Associação Desportiva “A Floresta”, “Os Quartafeiristas” e ainda um clube que se dedicava ao futebol infantil o Vitória Futebol Clube.



ESCUDO DO MARRAZES SPORT CLUBE 1936

 

Equipa Senior do Marrazes Sport Clube

HENRIQUE MARQUES, JORGE BATISTA, MANSO, RAUL TESTA, JÚLIO ALVES, RAUL ALMEIDA, MOREIRA, DOMINGOS CARVALHO, PANAL, ANTÓNIO JORGE, QUIM SEZINANDO, M. PASCOAL, RODA, A. PASCOAL 

 

Nos primeiros anos o Marrazes apenas disputava jogos de futebol amigáveis, vindo a inscrever-se pela primeira vez na Associação de Futebol de Leiria em 1944, sendo, na altura, o único representante de Leiria. É ainda com esta designação que o nosso clube ascende pela 1ª vez à III Divisão Nacional, na época de 1951/52, tendo-se classificado em 5º lugar na sua série.

Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, em 26 de Abril de 1952, os sócios deliberaram promover a filiação do Clube no Futebol Clube do Porto e alterar a designação para Futebol Clube de Marrazes.



ESCUDO DO FUTEBOL CLUBE DE MARRAZES 1952

 

Equipa Senior Campeão de serie da 3ª divisão Nacional 1953/54

EM CIMA (ESQUERDA PARA A DIREITA):ARMANDO FARIA, RAIMUNDO, RAUL, MANUEL COSTA, FERNANDO NEVES, CAMOCHO, LUIS PORTAS, MANUEL JOAQUIM E CABRAL (MASSAGISTA) EM BAIXO (PELA MESMA ORDEM): MANUEL PASCOAL, FERNANDO ALVES, TOMÉ, ANTÓNIO PORTAS, TONITO PASCOAL E ANTÓNIO BERNARDES (PRESIDENTE)



SPORT CLUBE LEIRIA E MARRAZES 1964

Em 29 de Janeiro de 1964, em Assembleia Geral, foi deliberado alterar a denominação do Clube para SPORT CLUBE LEIRIA E MARRAZES.

A 8 de Dezembro de 1969 é Inaugurado o Parque de Jogos do S.C.L.Marrazes, sonho antigo dos associados e fruto da mobilização geral de toda a população da freguesia, o campo de futebol é construido simbolizando o empenho, dedicação e amor clubistico de todos aqueles que se envolveram no projecto. Para a inauguração foi convidada a recém formada equipa da União Desportiva de Leiria, consta-se que, nesta cerimónia estiveram presentes cerca de 7.000 pessoas.

Ano 1977 , mais um momento marcante na vida deste mitico clube, ainda na memória de muitos relembra o jogo decisivo entre o Sport Clube Leirian e Marrazes vs Sporting Clube Campomaiorense. Com uma contudente vitória por 3-0, estava garantida a subida à 2ª Divisão Nacional.

O Sport Clube Leiria e Marrazes recebeu na III Gala Futebol Distrital em 2010, organizada pela Associação de Futebol de Leiria a distinção de destaque no âmbito da Formação. A decisão de atribuição esteve na origem de uma avaliação composta por uma comissão de jornalistas do distrito que analisaram e votaram no trabalho realizado por todos os clubes.

Da imensa lista de clubes os finalistas que estiveram sob avaliação foram o Caldas Sport Clube e a União Desportiva de Leiria cabendo ao nosso clube a atribuição de um galardão que muito representa para o projecto desportivo do nosso clube.

Outro motivo de grande satisfação foi a atribuição do Prémio de Melhor Treinador na Formação de Futebol 11 referente à época 2009/2010 ao técnico dos nossos quadros, Bruno “Veloso” .


 

Digno de orgulho nas últimas décadas, tem sido, igualmente, alguns exemplos de jovens jogadores que têm singrado profissionalmente, sendo um dos melhores exemplos, o de Rui Patrício. Nascido em Marrazes, a 15 de Fevereiro de 1988, iniciou a sua carreira de jogador no Sport Clube Leiria e Marrazes, tendo-se transferido para o Sporting Clube de Portugal no ano de 2000, é uma referência do futebol português, guarda-redes da seleção nacional e um dos melhores do mundo.

(Texto e imagens retirados de http://www.sclmarrazes.pt/)

 

Rui Patrício


 

Rui Pedro dos Santos Patrício (Leiria, Marrazes, 15 de fevereiro de 1988, tem 1,9 metros de altura) é um futebolista português que atua como guarda-redes do Sporting CP.

Sporting

Rui Patrício começou a sua carreira no futebol pelo clube leiriense Sport Clube Leiria e Marrazes, mas fez a sua estreia no futebol profissional na Liga BetAndWin a 19 de Novembro de 2006, na vitória do Sporting sobre o Marítimo na Madeira (10ª jornada), onde defendeu um penalti a 15 minutos do final do jogo segurando assim a vitória da sua equipa.

Rui Patrício é presença assídua nas selecções nacionais jovens contando com internacionalizações nos escalões sub-18, sub-19 e sub-20. Participou no último Mundial de sub-20 que teve lugar no Canadá em 2007 no qual se destacou como um dos melhores da selecção portuguesa.

Na época 2007-08, Rui Patrício, voltou à titularidade no empate fora 1-1 frente ao Leixões, no dia 24 de Novembro de 2007, para três dias depois estrear-se com uma sólida exibição na Liga dos Campeões, em Old Trafford, na derrota do Sporting contra o Manchester United por 2-1, sofrendo o golo da derrota nos descontos num livre directo de Cristiano Ronaldo.

Nas rondas de qualificação da Liga dos Campeões da UEFA de 2009-10, contra o FC Twente, o Sporting perdia por 0-1 aos 94 minutos de jogo, após um empate 0-0 na primeira mão. Patrício correu para o meio campo do adversário para uma cobrança de um canto, ele subiu para cabecear com Nikita Rukavytsya, ambos os jogadores pareciam tocaram a bola, e ajudou a arrancar um auto-golo, acabando assim o Sporting qualificado para a fase seguinte de qualificação, play-offs.

Em março de 2016 renovou seu vínculo com o clube até o ano de 2022.

Rescisão

Em 1º de junho de 2018, rompeu unilateralmente seu contrato com o clube. Justificou-se em carta de 34 páginas os motivos que o levaram a tal atitude: o assédio do presidente do clube Bruno de Carvalho ao plantel e a invasão e agressões de torcedores na Academia Sporting em 15 de maio.

Wolverhampton

No dia 18 de junho de 2018, Rui Patrício foi anunciado pelo Wolverhampton, clube no qual o contratou com o acordo de quatro temporadas.

Selecção Nacional

Patrício debutou pela Selecção Portuguesa em 17 de novembro de 2010 num amigável diante da então campeã do mundo Espanha. Tornou-se titular da equipa na Euro 2012 e no Campeonato do Mundo de 2014. Nesta última competição atuou somente na primeira partida contra a Alemanha, ficando de fora dos jogos restantes por lesão. Foi campeão do Campeonato Europeu de Futebol de 2016 com a Seleção Portuguesa, ganhando também o título de melhor guarda-redes.

A 31 de Agosto de 2016 foi feito Comendador da Ordem do Mérito.

(Texto retirado da Wikipédia)

A cache

A cache tem como intuito convidar-vos a admirar a estátua de Rui Patrício e outro lugar um bocado distante. A estátua tem seis metros de altura, pesa quatro toneladas, feita em bronze, da autoria do escultor Alves André. Uma obra oferecida pelo empresário Carlos de Matos, emigrante em França.

As coordenadas finais levam-te onde tudo começou, mas para tal terás de as descobrir primeiro:

Coordenadas finais: N 39˚ 4A.BCD    W 008˚ 48.DEF

A-  Número de placas de direção, onde a primeira placa é “MARINHA GRANDE”.

B-   Último algarismo do ano de nascimento de Rui Patrício.

C- Número de pitons visíveis na chuteira esquerda da estátua.

D-   Dobro do número da camisola de Rui Patrício.

E-    Número de letras do mês de inauguração da estátua.

F-    Segundo algarismo referente à altura de Rui Patrício.

Verifica se as coordenadas estão corretas no GeoCheck:

 

Conteúdo inicial da cache: Livro de registos, material de escrita, Trackable, Prémio para o FTF e uma pequena homenagem a uma pessoa especial.

 

NOTA: Os vizinhos têm conhecimento da cache, no entanto tenham cuidado com possíveis muggles que estejam de passagem. Tirem fotos junto à estátua e partilhem a vossa visita, peço apenas que não divulguem fotos do container e do local final para não estragar a surpresa. Qualquer foto spoiler será apagada. Levem material de escrita (ultimamente tem desaparecido). Divirtam-se! :)



This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Ab pnagb arz ghqb b dhr cnerpr é!/ Qrfraebfpn r qrcbvf rzcheen n cnegr qn seragr cnen onvkb pbz wrvgvaub, aãb cerpvfnf qr sbeçne anqn./ Ab svany qrvkn ghqb pbzb rfgnin r pbz b cnenshfb ab ohenpb. Fr gvirerz qúivqnf qr pbzb erpbybpne n pnpur, cbe snibe pbagnpgrz: 915281291.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

122 Logged Visits

Found it 102     Didn't find it 2     Write note 6     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 4     Publish Listing 1     Owner Maintenance 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 31 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.