
''Um Algar é uma cavidade natural de desenvolvimento predominantemente vertical. Em Portugal é também chamado algarão ou algarocho.
Pode ter várias origens. Pode ser escavado por águas que sobem ou descem - como é no caso dos Açores. Pode também ser produzido por movimentos de lavas bastante fluidas que se movimentam no interior da terra e que, ao recuarem com alguma rapidez, deixam uma caverna aberta no seu lugar.
Quanto à gênese, os algares classificam-se em:
algar de dissolução - tem a forma de um poço, derivando da dissolução do calcário na vertical
algar de abatimento - tem a forma de um sino, uma vez que a sua origem se deve ao abatimento da sala de uma galeria
Existe também uma forma mista, que resulta da dissolução junto à superfície, com abatimento na sua base. ''
O Algar das Quatro Bocas, assim ficou conhecido pela população local, está situado na localidade de Casal Velho, freguesia de São Bento, Concelho de Porto de Mós.
Esta Lapa/Algar apresenta uma característica muito engraçada e que passa despercebida, pois apresenta uma galeria ampla em que o seu acesso é feito por apenas quatro entradas. Três delas com dimensões idênticas, mais ou menos à mesma distância entre si e uma quarta boca de pequenas dimensões ligeiramente fora do alinhamento das outras bocas, daí ser conhecido pelo Algar das Quatro Bocas.
O Algar forma uma galeria muito curiosa abaixo do nível do solo que não ultrapassa os 20 metros de profundidade e no seu interior cresceram algumas figueiras, que espreitam, através das bocas.
A cache está situada no interior da gruta, contém o logbook, material de escrita e os habituais objetos para troca.
Sejam discretos e cuidadosos na sua procura, devido à proximidade das entradas do algar, desaconselha se a procura depois de anoitecer, por razões de segurança.
Para aceder à gruta terão de usar material de escalada, depois é seguir pela direita ou no sentido noroeste em direção à coluna grande. Em seguida, descer ao nível inferior e depois a cache está num buraco do lado direito, antes do fim do túnel.
Deixem tudo como encontraram, ou se possível, melhor ainda.
O owner não se responsabiliza por qualquer acidente que ocorra durante a procura desta cache.




|