Skip to content

sweet B - Rio Uíma EarthCache

Hidden : 07/05/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Rio Uíma


Há lugares mágicos, a aldeia de B era um deles. O desconhecido para lá da galáxia, envolto de mitério, aguça-nos a curiosidade, as profundezas do oceano não exploradas abosrvem a nossa imaginação, mas nada se compara à beleza do que nos rodeia, como esta aldeia encantada, muito especial no coração da princesa B.

Para B uma das maiores preciosidades do seu reino era o seu rio. Outrora de um caudal imenso, água cristalina e habitat natural de peixes multicoloridos. Agora resta a saudade dos banhos dominicais e uma pequena cascata que faz lembrar a grandiosidade do passado.

No entanto, há hábitos que nunca mudam e, todos os dias pela manhã B passeia pelas margens do rio e senta-se à sombra de uma grande árvore a pensar na vida e a mirar o resto de água que ainda corre veloz para lugar incerto.


Earth Cache


O rio Uíma é um afluente da margem esquerda do rio Douro. Nasce no Monte Alto (a ca. de 350m de altitude), no lugar de Duas Igrejas, na freguesia de Romariz, concelho de Santa Maria da Feira. Tem a sua foz em Crestuma, no concelho de Vila Nova de Gaia, ligeiramente a jusante da Barragem de Crestuma-Lever.
Da nascente até a foz percorre, predominantemente de sul para norte, as freguesias de Romariz, Pigeiros, Milheirós de Poiares, Escapães, Caldas de São Jorge, Lobão, Fiães, Vila Maior (todas do concelho de Santa Maria da Feira) Sandim, Lever e Crestuma (do concelho de Vila Nova de Gaia). De notar que a etimologia da palavra Crestuma está ligada ao rio Uíma, sendo a provável junção de palavra Crasto com Uíma.
É o principal curso fluvial do concelho de Santa Maria da Feira. Outrora um rio rico em trutas e outros peixes fluviais, desde há muito anos que tem sido maltratado com descargas de efluentes industriais, inicialmente provenientes de indústrias ligadas a puericultura e brinquedos, localizadas nas Caldas de São Jorge e mais recentemente provenientes das pedreiras de extracção de granito, também da mesma zona.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Com 72 Km2, a bacia hidrográfica do rio Uíma é um dos principais locais de valor paisagístico e ambiental do concelho de Santa Maria da Feira. As zonas húmidas e espaços ribeirinhos têm sido habitados desde as primitivas civilizações devido à elevada produtividade destes ecossistemas e aos numerosos bens e serviços que fornecem, tais como, alimentos, água e matérias-primas. A exploração destes recursos modificou as características naturais do meio de acordo com as necessidades humanas. Os rios e as zonas húmidas estão entre os ecossistemas mais ameaçados do mundo por poluição e destruição destes espaços. No entanto, onde existem, albergam um legado de elevada importância biológica e cultural.
Fonte: http://www.rio-uima.pt



Recursos Hídricos Subterrâneos na Bacia do Rio Uíma


São vários os recursos hídricos subterrâneos na bacia do Rio Uíma em Santa Maria da Feira. O desenvolvimento de uma ficha de inventário que inclui vários aspetos hidrogeológicos foi essencial para se interpretar a distribuição das nascentes na área de estudo. Assim, foram localizadas 210 nascentes numa área de 23,5km², estando distribuídas heterogeneamente por 8 freguesias. Os resultados do inventário revelam uma concentração de nascentes a determinadas altitudes, nomeadamente entre os 120 e os 150 metros. Relativamente aos parâmetros físico-químicos, a condutividade elétrica varia entre 36 µS/cm e 556 µS/cm, o pH entre 2,9 e 7,2, e a temperatura da água entre 9,5ºC e 17,2ºC.


A água tem ao longo da história um papel crucial na subsistência da humanidade, quase toda a água do planeta está contida nos oceanos (97%), ou seja, água salgada. Apenas uma pequena percentagem (3%) corresponde a água doce, a qual não está homogeneamente distribuída. Estima-se que as águas subterrâneas correspondam apenas a 25-30% do total de água doce, integrando a componente não visível e mais lenta do ciclo da água.

O Rio Uíma, concelho de Santa Maria da Feira, revela uma distribuição heterogénea das nascentes por uma área de 23,5 km², tendo localizadas 210 nascentes, das quais 62 em Fiães, 46 na União de Freguesias das Caldas de São Jorge e Pigeiros, 33 em Lourosa, 29 na União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, 28 em São João de Vêr, 7 em Sanguedo, 4 em Mozelos e 1 na União de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior.

A condutividade elétrica varia entre 36 µS/cm e 556 µS/cm, o pH entre 2,9 e 7,2, e a temperatura da água entre 9,5ºC e 17,2ºC. Quanto à situação topográfica das nascentes existe um predomínio de emergências localizadas na “encosta”, das quais 108 se encontram em vertentes convexas e 77 em vertentes côncavas. No fundo dos vales registaram-se apenas 25 nascentes. Relativamente às unidades hidrogeológicas locais e regionais, verifica-se uma grande concentração de nascentes (125) nos gnaisses, migmatitos e granitos comparativamente com as outras unidades.
Fonte: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/81052/2/106328.pdf


Como logar
A fim de registar esta cache terá que responder corretamente às questões a seguir apresentadas por mensagem ao owner (“user profile”) de forma a que possa verificar e confirmar o registo. Devem logar e enviar as respostas, em caso de respostas incorretas serão contactos por mensagem.

1 – Qual a largura da margem, no GZ (valor aproximado)?
2 - Qual a profundidade do rio, no GZ (valor aproximado)?
3 - Quantas quedas de água é possível ver?
4 – Uma fotografia da presença no local é bem-vinda. (Não é obrigatório. Não colocar fotos que demonstrem as respostas às perguntas.)

Recomendação
Estacionar no waypoint indicado e percorrer 100 metros até ao GZ.

Additional Hints (Decrypt)

Erynkr à fbzoen qn áeiber pbz b fbz qn áthn n pbeere.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)