Orientação, um desporto em que o objetivo é percorrer um determinado trajecto em terreno variado e desconhecido (ou não), obrigando o atleta a passar por pontos de controlo no terreno, assinalados num mapa fornecido a cada concorrente.
É permitido o uso de uma bússola, mas não obrigatório.
O tempo gasto para completar o trajeto dependerá da capacidade física do participante, do treino de leitura de mapas e da rapidez para se orientar utilizando técnicas básicas ou mais avançadas, assim como da sua capacidade de adaptação ao terreno e da escolha correta de itinerário.
Os percursos são de uma extrema variedade e as características do terreno podem ser diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc. O grau de dificuldade é estabelecido de acordo com a categoria dos atletas e conforme a sua idade (geralmente entre 10 e 80 anos).
Podem consultar mais informações sobre Orientação AQUI
No dia 11 de maio 2016, assinalando o Dia Mundial da Orientação, a Câmara do Porto inaugurou um percurso no Parque de São Roque. No Porto já existiam dois percursos permanentes de orientação, um no Parque da Cidade e outro no Parque do Covêlo.
|