Skip to Content

<

Estratos e Estratificação

A cache by ANA_VCF Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/28/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Estrato

 

O termo “estrato” foi introduzido no século XVII para denominar uma camada de rocha, ou sedimento limitada por superfícies horizontais com continuidade lateral que equivalem a uma unidade de tempo de depósito.

A partir desta definição, que constitui a base do “princípio da horizontalidade original e continuidade lateral dos estratos”, o estrato tem sido definido tendo em conta outras duas realidades, a geometria e a génese.

O ponto de vista geométrico tem-se em conta que um nível de rocha ou sedimento pode ser distinguível de forma visual ou física, separado superiormente e inferiormente por superfícies de estratificação.

 

 

O ponto de vista genético foi definido como uma unidade de sedimentação que se depositou essencialmente em condições físicas constantes.

Assim sendo, um estrato é “um nível de rocha ou sedimento com litologia homogénea que se depositou durante um intervalo de tempo definido, como podes ver na figura abaixo:

 

 

As superfícies de estratificação bruscas são resultado de mudanças repentinas da sedimentação ou interrupções sedimentares ou etapas de erosão.

Por outro lado, as superfícies de estratificação graduais indicam variações graduais.

Um estrato está delimitado por duas superfícies de estratificação superior (teto) e inferior (muro).

 

 

Um termo que está muito ligado a estrato é a lâmina. Contudo, lâmina é uma divisão menor dentro do estrato, ou seja, é uma subdivisão dentro do estrato. A lâmina diferencia-se dentro do estrato pelas diferenças na composiçãona textura ou a cor da rocha.

A superfície de uma lâmina pode ser paralela ou não à da superfície de estratificação do estrato que as contém. Contudo a extensão lateral da lâmina é sempre menor que a do estrato.

 

 

Estratificação

 

estratificação é a disposição dos sedimentos em estratos.

Dentro dos estratos existem a laminação que é considerada como uma estrutura de ordenamento interno, podendo ser paralela (Fig.1) ou cruzada. 

 

 

Assim distinguem-se três tipos de estratos:

- Os que não tem laminação interna;

- Os que tem laminação paralela;

- E os que tem cruzada.  

Mas o reconhecer estas estruturas pode revelar-se um problema, quando existe bioturbação nos respetivos estratos.

Do ponto de vista geométrico as superfícies de estratificação podem ser planas ou irregulares (com marcas de erosão). Os próprios estratos podem ser tabularesirregulares, em forma de cunhalenticularesondulados, entre outros (Fig.2).

 

 

Esta Earthcache levar-te-á a um local onde poderás observar bem a presença destes dois tipos de fenómenos acima descritos (estratos e estratificação) ainda a título de curiosidade este local é o único afloramento de sedimentos conhecido atualmente na Ilha da Madeira que contém microfósseis de restos de vegetais, e é uma das duas jazidas de fósseis vegetais referenciadas por naturalistas e geólogos de várias nacionalidades desde meados do séc. XIX.

 

Tendo em conta toda a listing algumas das imagens presentes, e claro também no local, tenta responder atentamente as perguntas necessárias para a obtenção deste log:

 

1 - Como sabes um estrato é delimitado por duas superfícies de estratificação, consegues identificar quais? E o nome geológico que é dado aos mesmos.

 

2 - Dentro destas duas superfícies de estratificação divide-se ainda uma outra rocha designada de lâmina, que acaba por ser uma subdivisão menor do estrato. Consegues identificar se a extensão da lâmina é maior ou menor do que o mesmo, e a cor qual da mesma consegues identificar como sendo mais clara ou mais escura?

 

3 - Os estratos podem ter varias formas, tendo em conta as rochas que vês no local, e apoiando- te na tabela da fig.2 que tens acima na listing, diz qual a forma das mesmas?

 

 

Por último e claro opcional poderás tirar uma foto que te identifique como geocacher no local.


Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

100 Logged Visits

Found it 95     Write note 3     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 186 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.