Skip to content

#5# A Margem Esquerda do Rio Inha Traditional Cache

This cache has been archived.

MJR1418: .

More
Hidden : 08/01/2017
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A Margem Esquerda do Rio Inha


O rio Inha é um dos afluentes da margem esquerda do rio Douro, que desagua entre a foz dos rios Arda (a montante) e Uíma (a jusante).[1]

O rio Inha surge já na Idade Média com esta designação, sendo documentado em 1078 como riuulo ignia, em 1098 como ribulo ignea, em 1112 como rrilulo Ignea, e fluuio de Hinia em 1115.[1]

Nasce no lugar de Cimo de Inha, na freguesia de Escariz, concelho de Arouca, e passa pelas freguesias de Romariz, do Vale e de Canedo, ambas do concelho de Santa Maria da Feira.

Faz a divisão entre o concelho de Santa Maria da Feira e Gondomar tendo de passagem uma grande ponte que faz a travessia entre estes dois concelhos de distritos diferentes chamada Ponte do Inha do Engenheiro Edgar Cardoso.

É um rio que corre predominantemente encravado em encostas íngremes, sendo muito rico em pescaria fluvial nomeadamente a truta, bogas e barbos.

Tendo em conta o seu percurso em áreas de cariz agrícola e florestal, é um rio muito poluído relativamente ás duas grandes lixeiras municipais a céu aberto depositadas neste mesmo rio na década de 90.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este conjunto de caches vem mostrar este belo local que à pouco tempo sofreu uma requalificação, é praticamente so usado por pescadores mas é sossegado e excelente para uma caminhada.



O container é pequeno não dá para grandes trocas e apenas contém logbook e stashnote.

Deixem sempre igual como o encontrarem ou ainda melhor.

Additional Hints (No hints available.)