Sumidouro EarthCache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (other)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Sumidouro
Sumidouro é um ponto em que um curso de água penetra o solo voltando a surgir à superfície algum tempo depois.
Neste local podemos observar que a água não corre no leito da Ribeira de Sor. No entanto a ribeira não está seca, correndo através de cavernas subterraneas e voltando a surgir à superfície alguns metros mais à frente.
Tipos de Cavernas
- Graníticas - Resultam de um processo chamado Pseudocarsificação que consiste na alteração química das rochas que provocam o alargamento dos espaços entre fracturas. Este alargamento é originado pela acção química da água nos minerais feldspatados, que os vai transformando em minerais de argila facilmente removíveis, e pela acção mecânica exercida pela água e detritos ao longo das fracturas.
A alteração mineralógica destas rochas vai facilitar a abertura de espaços ajudando, muitas vezes, ao surgimento de grutas. No entanto, apesar da ocorrência destes fenómenos, a maioria das grutas graníticas tem origem no desmoronamento dos blocos que ao cair se amontoam de uma forma que pode conter espaços abertos no seu interior.
|
|
- Calcárias - Baseiam-se na acção química da água acidificada, ao longo do seu percurso pela rocha. Para que a acção química seja mais eficiente, é importante que existam superfícies de escoamento de modo a facilitar a entrada da água e, por conseguinte, aumentar a superfície de contacto entre a água e a rocha.
As grutas desenvolvem-se em todas as direcções do espaço, sendo que, a maioria das galerias se desenvolve na horizontal ou perto dela e, a ligá-las, surgem muitas vezes os poços, que são condutas verticais mais ou menos arredondadas e que podem atingir centenas de metros de desnível.
|
|
Formação do Sumidouro da ribeira de Sor
|
Seguindo uma grande falha tectónica que atravessa o maciço de Nisa de nordeste para sudoeste, a ribeira foi escavando o seu leito chegando a formar planície de inundação e a depositar sedimentos a mais de 300 metros de distancia do vale atual.
Com a descida do nível do mar durante a última glaciação, a erosão remontante acelerou o processo de encaixe no seu curso médio, formando-se profundas marmitas-de-gigante e criando uma garganta apertada na zona de Sume.
O colapso das encostas da garganta para o leito provocou uma barreira ao curso da ribeira obrigando-a a procurar um novo caminho nas entranhas da terra.
Assim, as águas mergulham num sumidouro de rochas e solo alguns metros antes da ponte de Sume, percorrendo uma série de galerias subterraneas, surgindo à superficie um pouco mais à frente e continuando ao longo do vale já mais largo.
Nalguns pontos, o seu leito pode ser observado através de clarabóias existentes entre os blocos de pedras. |
|
|
A EarthCache
Esta EarthCache está situada junto à ponte de Sume sobre a ribeira de Sor e que fica na fronteira entre os concelhos do Gavião e do Crato.
Para efetuar o log nesta EarthCache é necessário visitar o local e enviar-me as respostas, através da minha página de perfil, às seguintes questões:
1 - Qual o tipo de caverna por onde corre a ribeira?
2 - Qual o comprimento aproximado do percurso subterrâneo da ribeira?
3 - Qual a profundidade máxima do percurso subterrâneo da ribeira?
4 - Qual o nome da maior caverna deste tipo existente na Europa?
Adicionalmente, gostaria de ver fotos da vossa visita ao local desde que as mesmas não apresentem as respostas a esta earthcache. No entanto, segundo os guidelines, as fotos são opcionais.
Referência/Reference
Wiki Sumidouro
LNEG - Espeleologia
Additional Hints
(No hints available.)