🌊 ParaĂso do Sul
Â

Â
A Ria Formosa é um dos maiores tesouros naturais do Algarve, estendendo-se pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. Ocupa uma área de cerca de 18.400 hectares, ao longo de 60 km de costa, desde a praia do Ancão até à praia da Manta Rota.
Reconhecida pela sua beleza Ămpar, foi classificada como Parque Natural pelo Decreto-Lei 373/87, de 9 de dezembro de 1987, e integra a lista de zonas hĂşmidas de importância internacional ao abrigo da Convenção de Ramsar.
A sul, a ria Ă© protegida do Atlântico por um cordĂŁo dunar quase paralelo Ă costa, composto por duas penĂnsulas – a do AncĂŁo (com as praias do AncĂŁo e de Faro) e a de Cacela (com as praias de Cacela Velha e da Fábrica) – e ainda por cinco ilhas-barreira: Barreta, Culatra, Armona, Tavira e Cabanas. Estas ilhas e penĂnsulas resguardam uma vasta rede de sapais, canais e pequenos ilhotes, onde a vida marinha e a avifauna prosperam.
A norte, o limite da laguna Ă© mais difuso, sendo moldado por salinas, terrenos agrĂcolas, pequenas praias e pelas várias linhas de água doce que nela desaguam: ribeira de SĂŁo Lourenço, rio Seco, ribeira de Marim, ribeira de Mosqueiros, rio GilĂŁo, ribeira do Almargem e ribeira de Cacela. A sua largura atinge o máximo junto a Faro (cerca de 6 km), estreitando depois para algumas centenas de metros nos extremos Este e Oeste.
đź§ A Cache
Â
Este ponto convida a descobrir um verdadeiro paraĂso portuguĂŞs.
Entre a Fábrica e Cacela Velha, poderá contemplar a serenidade da Ria Formosa, assistir a um pĂ´r do sol inesquecĂvel, observar aves que habitam este ecossistema Ăşnico e, acima de tudo, desfrutar da tranquilidade do lugar.
Procurem a cache, apreciem a vista… e sejam felizes!
Â