Skip to content

This cache has been archived.

al bano: A cache deixou de fazer sentido assim a cache é arquivada.

More
<

Praia de Lavadores

A cache by al bano Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/04/2017
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Lavadores praia de iodo

Praia Marítima

Sendo a mais próxima da cidade de Gaia, a Praia de Lavadores marca o início de um areal contínuo que se prolonga por muitos quilómetros para sul, sempre ladeado por uma Avenida Marginal, excelente para agradáveis passeios junto à costa. 
Localiza-se a sul da foz do rio Douro. Situa-se na orla costeira da freguesia de Canidelo, no Concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.
Este sector costeiro apresenta uma riqueza, diversidade e clareza geológica e geomorfológica que o torna num local privilegiado para o estudo e divulgação das ciências da Terra. As diversas litologias que podemos encontrar, a abundância e diversidade de formas e relevos relacionados com a dinâmica externa da Terra, tornam a praia de Lavadores uma área privilegiada do ponto de vista científico e didático.

A origem do seu nome

Como sempre nestas coisas coexistem diversas explicações para a origem do seu nome.
Para uns e segundo uma antiga lenda, o nome tem origem num naufrágio aqui ocorrido. O povo ajudou os náufragos e o comandante do barco, um tal Dores, logo que refeito dos seus males pediu: Leva Dores para o barco, leva Dores para o barco. Dai o nome de Lavadores.
Para outros o nome vem de Lavradores, com a natural síncope do r.
Há ainda uma outra explicação que defende a junção das palavras Lava + Dores, dada a abundância de iodo neste local e as suas conhecidas propriedades terapêuticas.

O seu passado

A praia de Lavadores era outrora frequentada somente pelos mais abastados que a ela se dirigiam em formosas carruagens, sobressaindo os colonos ingleses que por ali se instalaram. As carruagens sediavam-se nas alquilarias do Candal, da Bandeira e de Santo Ovídio. Para os menos afortunados, havia carreiras de char-à-bancs, carros com bancos de madeira.
Uma das mais destacadas personagens que por aqui passaram foi Frederick William Flower (Escócia, 1815 - Porto, 1889). Frederick Flower foi um comerciante e fotografo amador escocês, que em 1884 viaja para o Porto para trabalhar na firma de vinho do Porto Smith Woodhouse & Company, tido como um dos pioneiros da fotografia em Portugal, nomeadamente das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.
O seu interesse por fotografia remonta a 1849, quando em Portugal despontava toda uma geração de pintores, escultores e arquitectos românticos.
Utilizava a técnica do calótipo (ou processo de Fox Talbot), e colódio húmido. Teria começado a fotografar com a técnica inglesa talvez pelo facto de ser amigo do comerciante e artista – e também fotógrafo amador – Joseph James Forrester, o famoso Barão de Forrester. É entre 1853 e 1858 que Frederick Flower faz a maioria dos seus calótipos.

O Iodo

Esta praia é famosa pela abundância de iodo, mas afinal o que é o iodo ?!
O iodo (do grego iodés, cor violeta) é um elemento químico de símbolo I , de número atómico 53 (53 prótons e 53 elétrons) e de massa atómica 126,9 u.
À temperatura ambiente, o iodo encontra-se no estado sólido.Foi descoberto em França pelo químico Bernard Courtois em 1811 a partir de algas marinhas.
O iodo é um elemento químico essencial e é necessário para a síntese das hormonas tiróides.O iodo também é também conhecido como desinfectante, a famosa tintura de iodo

 

A Cache

Esta cache pretende mostrar-vos esta conhecida praia e proporcionar um agradável passeio à beira mar.
Só possui Logbook devem levar material de escrita.

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.