
“A Serra Amarela é um dos ermos mais perfeitos de Portugal. Situada entre o Gerês e o Lindoso, as suas dobras são largas, fundas e solenes. Sem capelas e sem romarias, cruzam-na os lobos, os javalis e as corças. A praga dos pinheiros oficiais ainda lá não chegou. De maneira que mora nela o sopro claro das livres asas e o riso aberto dos grandes sóis. Não há estradas, senão as da raposa matreira, nem pousadas, senão as cabanas dos pastores. É Portugal nuclear, a Ibéria na sua pureza essencial e granítica. Um pé de azevinho aqui, urzes milenárias acolá, um carvalho numa garganta, nenhum coração de entre o Douro e Minho pode deixar de se sentir aquecido e reconfortado em semelhante chão.”
Miguel Torga in Diários

Esta cache foi colocada na segunda etapa de três dias dedicados à inesquecível travessia do PNPG (Parque Nacional da Peneda-Gerês) na senda da multi-cache Montanhas Nebulosas. Três dias de muitos quilómetros, paisagens avassaladoras e, sobretudo, companheirismo e conquista.
A cache é apenas mais uma memória dessa desafiante aventura e que, por encantamento do local, decidimos partilhar. Um momento de deslumbramento proporcionado pela beleza das cores da Serra Amarela e pelo azul do Lima abraçado pelos contornos graníticos das montanhas. Um pitoresco quadro, terno e inebriante, que prontamente nos fez sentir em casa roubando-nos o coração. Por momentos esta foi a nossa Heartland!
"In this heartland
In this heartland soil
In this heartland
Heaven knows this is a heartland
Heartland, heartland"
(Heartland, tema escrito e composto pelos U2)

A cache está escondida em pleno coração da Serra Amarela nas imediações do Curro da Travanquinha. Um antigo abrigo de pastores que servia para guardar a vezeira dos vitelos/bezerros, entre um e dois anos, com o intuito de os preparar para a vida serrana. Um local com vista fantástica para o Rio Lima, a albufeira do Alto-Lindoso e os característicos contrafortes montanhosos do Parque Nacional da Peneda-Gêres.
O acesso, entre outras hipóteses, poderá ser feito a partir da aldeia de Lindoso (N 41° 51.862 W 008° 11.912), sendo que depois da casa do guarda (N 41° 51.135 W 008° 12.137), sensivelmente a meio do caminho, a caminhada prossegue por antigos trilhos de pastores que facilmente vos conduzirão ao local assinalada pela cache.
A caminhada não é particularmente longa ou difícil. No entanto, tratando-se de uma caminhada de montanha deverão tomar as devidas precauções, sendo aconselhada roupa e calçado confortável adequado às condições meteorológicas. Caso haja previsões de mau tempo deverão redobrar os cuidados no acesso até ao local.
Esperemos que gostem tanto do local como nós e que aproveitem em pleno a beleza destas montanhas!
Finalmente, respeitem a natureza, desfrutem da descoberta e partilhem a vossa experiência!

Um especial agradecimento aos Valente Cruz sem os quais esta aventura nunca se teria proporcionado e às indicações do Fernando Rei que nos levaram a descobrir o local!
Uma cache by ZéSampa, Lusitana Paixão, prodrive, bmps2003, mafilll e Joca dos Joca.Sara.
|