Skip to Content

<

Pedra Prensada

A cache by _DarkWolf_ Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/11/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

Estratificação e estruturas sedimentares

 

Já foi vista a definição de estratigrafia, os seus objetivos e todas as suas implicações, mas afinal de contas o que é realmente um estrato ou uma sequência estratigráfica, o objeto de estudo da estratigrafia?

 

A estratificação corresponde ao aspeto que as rochas sedimentares normalmente apresentam após sofrerem os processos diagenéticos. Os sedimentos depositam-se na maior parte dos casos horizontalmente (caso da estratificação planar) em bacias sedimentares, uns sobre os outros formando camadas paralelas. Os processos diagenéticos transformam estes sedimentos soltos em rochas sedimentares consolidadas estratificadas. Assim um estrato é uma camada paralela delimitada por um teto (limite inferior do estrato superior) e um muro (limite superior do estrato inferior) com uma granulometria e composição química própria que indica uma superfície de posicional.
Os estratos podem ser delgados, com espessura na ordem dos cm e mm ou pelo contrário podem possuir uma espessura de muitos metros.

 

 

 A estratificação corresponde ao aspecto  que as rochas sedimentares normalmente  apresentam após sofrerem os processos  diagenéticos. Os sedimenos depositam-se  na maior parte dos casos horizontalmente  (caso da estratificação planar) em bacias  sedimentares, uns sobre os outros  formando camadas paralelas. Os  processos diagenéticos transformam estes  sedimentos soltos em rochas sedimentares  consolidadas estratificadas. Assim um  estrato é uma camada paralela delimitada  por um tecto(limite inferior do estrato  superior) e um muro (limite superior do  estrato inferior) com uma granulometria e  composição química própria que indica  uma superfície deposicional.
 Os estratos podem ser delgados, com  espessura na ordem dos cm e mm ou pelo  contrário podem possuir uma espessura de  muitos metros.




 

  • Lâminas - estratos com espessura <1cm

finas: 1mm - 5mm
espessas: 5mm - 1cm

  • Camadas - estratos com espessura > 1cm


finas: 1-10cm
média: 10-30cm
espessas: 30cm-1m
muito espessas: > 1m


 

Estratificação planar numa sequência de margas e calcários margosos do Jurássico.
Local: Cabo Mondego, Figueira da Foz








Todavia a estratificação planar não é a única forma de os materias de origem sedimentar se apresentarem à superfície da terra. Chamamos Estruturas sedimentares à estratificação e a todas as outras superfícies formadas durante a deposição que as rochas sedimentares podem apresentar.



  • Estratificação Cruzada - Consiste em conjuntos de material estratificado, depositado pela água ou pelo vento, nos quais as lâminas estão dispostas com ângulos de até 35º em relação àhorizontal. As rochas que apresentam esta estrutura sedimentar normalmente têm um aspecto complexo resultado das rápidas mudanças de direcção do agente de transporte. Bastante comum em arenitos. 

  

Estratificação cruzada em arenito. Caso particular do vento.


  • Granoselecção - É muito comum em sedimentos do talude marinho profundo depositados pelas correntes turbidíticas. Na granoselecção cada camada evolui desde grãos grossos na base até grãos finos no topo, indicando uma diminuição de intensidade da corrente que depositou os grãos ( à medida que a força diminui a corrente deixa de conseguir transportar grãos mais grossos). Um caso particular da granoselecção aparece quando ocorre uma transgressão marinha ou regressão marinha. Imaginemos uma zona plataforma interna, um ambiente marinho pouco profundo. Nesta zona é provável que apareçam grãos grossos como calhaus e seixos pois os cursos de água e correntes têm força para os transportar a curtas distâncias. Quando ocorre a transgressão este ambiente passa a ambiente marinho profundo onde se deposita material da granulometria das areias e siltes. A sucessão sedimentar resultante é nem mais nem menos que uma granoselecção com calhaus e seixos em baixo, gradualmente diminuindo a granulometria até às areias e siltes. O contrário também acontece numa regressão marinha, ficando os grãos mais finos em baixo e os mais grossos por cima.´



  • Bioturbações - Muitas vezes nas rochas sedimentares a estratificação encontra-se quebrada por tubos aproximadamente cilíndricos de poucos centímetros de diâmetro, que se estendem verticalmente ao longo de muitas camadas. Estas estruturas são remanescentes de furos e túneis escavados por moluscos, vermes e muitos outros organismos marinhos que vivem no fundo do mar. Estas estruturas são também um critério muito importante no estuda do polaridade das rochas em que se encontram.  

 

Estruturas de bioturbação descobertas no leito
marinho a 6m de profundidade. Provavelmente
resultantes da actividade de pequenos crustáceos

 

 

  • Ripples - Pequenas formas onduladas de perfil simétrico ou assimétrico que ocorrem em areias finas, sujeitas a corrente s de tracção unidireccionais, por exemplo, cursos de água. Ripplessimétricos são geralmente formados pela ondulação, já os assimétricos são geralmente formados pelo vento ou correntes. A maioria tem um ou dois cms de altura e são separadas por depressões amplas. São comuns nos ambientes costeiros modernos e fósseis, nas margens de lagos e no mar. Dão-nos indicação sobre o ambiente de deposição, profundidade da água, direcção de correntes e orientação de antigas costas.

 Ripples em areia ao longo de uma praia





Para poderes logar esta cache terás que enviar as respostas para as seguintes perguntas. 

Nas coordenadas indicadas, observa com atenção os estratos existentes na arriba.


1) Como classificas a Estratificação respresentada, consoante o tamanho, na arriba e qual a sua medida (em milimetros)?
 
2)  Que tipo de Estratificação está presnte no GZ?

3) Que tipo de rocha compõe a Estratificação?

4) Que tipo de solo está presente entre os estratos sedimentares?

5) Devido ao tipo de solo e à erosão pluvial, os estratos estão tingidos. De que tom estão eles tingidos?


Logar após enviar as respostas.

Uma foto  junto do log será bem vida.

Boa Cachada






This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

81 Logged Visits

Found it 78     Write note 2     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 24 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.