Aprenda um pouco sobre a origem da água e não a desperdice.
Na ciência, existem várias teorias que tentam explicar determinados fenômenos. Para determinado ramo científico (o que defende a teoria do Big Bang), a origem da água em nosso planeta iniciou-se no processo de formação ligado ao sistema solar. A explosão do Big Bang originou os primeiros átomos de hidrogênio. Após milhões de anos, nuvens de hidrogênio e hélio dispersas no cosmo foram se adensando e originaram as estrelas.
Devido à alta temperatura, essas nuvens primárias permaneceram na forma de vapor em regiões periféricas desses corpos celestes que, em seus interiores, tiveram reações nucleares que originaram diversos elementos químicos, como o próprio oxigênio. A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.
Em nosso planeta, durante o processo de desgaseificação, o núcleo da Terra continuava quente e expulsou para a crosta uma alta quantidade de água em forma de vapor. Os vulcões expeliram gás hidrogênio e vapor de água. Esse processo criou a nossa atmosfera. Conforme a temperatura foi diminuindo, houve a condensação do gás, que deu origem a nuvens e à consequente ocorrência da precipitação, que voltou à Terra devido à força da gravidade. A água em estado líquido ficou suspensa na superfície da atmosfera, dando origem os oceanos primitivos.
Como parte desse processo seletivo, a água doce iniciou sua formação devido às chuvas que lavaram a atmosfera e eliminaram os gases de enxofre. Por causa de sua posição e condições ideias, foi e é possível encontrar a água em três estados: sólido, líquido e gasoso. A parcela que se infiltrou na superfície e se acumulou entre as rochas do subsolo formou as águas subterrâneas e, na medida em que os continentes emergiam, surgiram os primeiros rios, lagoas, pântanos e os primeiros seres vivos.
Atualmente, a superfície de água representa 71% do planeta Terra. Desse total,cerca de 97% está presente em nossos oceanos (água salgada). A água doce representa apenas cerca de 3%, sendo que aproximadamente 2% da água doce está no estado sólido (regiões dos polos e localidades de áreas muito elevadas) e o 1% restante de água doce está em estado líquido (rios e lagos). Confira na imagem abaixo:
A molécula de Água
Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio representam a composição química da molécula da água.
Ainda que exista uma relação química entre um átomo de hidrogênio e um de oxigênio e por ser estabelecidos pelos dois átomos, os átomos de oxigênio aproximam de forma mais efetiva os elétrons, que dessa forma permanecem mais juntos dele.
A partir daí, a molécula de água exibe uma região positiva, os hidrogênios, e uma negativa, o oxigênio, dando origem a uma molécula polar e/ou dipolo. A água detém diversas propriedades essenciais para os seres vivos, provenientes de sua estrutura, além de possuir capacidade de deteriorar substâncias inorgânicas e orgânicas.
|