Caramulinho Traditional Cache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Caramulinho |
Caramulinho é o nome da mais importante elevação da serra do Caramulo, situada no concelho de Tondela.
O cume desta montanha fica entre as freguesias de Guardão e São João do Monte.
O Caramulinho encontra-se como o resto da serra do Caramulo no limite entre as bacias hidrográficas do Vouga e do Mondego. As encostas a oeste do Caramulinho são drenadas para o Vouga através de cursos de água como rio Águeda, o rio Aguadão ou o ribeiro das Dornas. As encostas a este e sudeste são drenadas pelos rios Castelões e Mau para o rio Criz que se junta ao Dão e ao Mondego na barragem da Aguieira.
Com 1075 metros de altitude o Caramulinho é a montanha mais alta da serra do Caramulo, a 8ª mais elevada do distrito de Viseu e a 104ª montanha mais alta de Portugal Continental.
Em termos de proeminência topográfica esta montanha é a 12ª mais proeminente do país, a 3ª mais proeminente do distrito de Viseu e uma das poucas no país que atinge uma proeminência de mais de 500 metros, estando o cume 584 metros acima do ponto de cela a 491 metros de altitude em 40º38'59''N, 08º04'12''O que separa esta montanha da sua montanha pai na serra de Montemuro.
Chegar ao cume do Caramulinho é muito fácil. Desde o Caramulo ou Bezerreira a estrada para o Caramulinho está bem sinalizada. A estrada deixa-nos junto ao cume faltando apenas subir os últimos metros por um trilho bem sinalizado, que através de escadas sobe até ao topo.
O percurso para chegar ao cimo da montanha é curto e rápido no entanto quem desejar caminhar e assim conhecer melhor a montanha tem a possibilidade de o fazer usando a "Rota dos Caleiros", que é um percurso pedestre circular em redor do Caramulinho passando junto a pequenas aldeias de montanha como Jueus ou Cadraço, e que começa no local onde se deixa o carro para subir ao Caramulinho.
Desde o cimo da montanha podemos ver toda a extensão da serra do Caramulo onde situamos de norte para sul Janus, Alto de Alcofra, Cruzinha, Pinoucas e Alto da Bezerreira e isolado do resto da serra a noroeste o alto de Cruzes/ Ladário.
Mais a norte podemos observar Malhada, Grávia, Chãs e S. Macário na serra da Arada e ainda mais longe a nor-nordeste da Arada a serra de Montemuro.
A este vemos a zona relativamente plana de Dão Lafões onde identificamos as cidades de Viseu e Tondela e mais longe além do vale do rio Mondego a serra da Estrela onde se destacam os cumes de Santinha e da Torre. A sudoeste da serra da Estrela surgem a serra do Açor culminando nos picos de Cebola, S. Pedro do Açor e Gondufo e a serra da Lousã onde se destaca o pico de Castelo do Trevim/ Lousã.
A sudoeste de onde nos encontramos vemos as elevações da serra do Buçaco.
Finalmente em direção a oeste podemos ver em dias muito límpidos ou ao pôr do sol (quando a luz do sol fica reflectida no mar) o oceano Atlântico e a ria de Aveiro.
Fonte: MontanhasdePortugal
|
A cache |
A cache contêm inicialmente logbook e alguns itens de troca. Para chegar ao Gz basta subirem pelas escadas que dão acesso ao miradouro.
Aproveitem as vistas e não deixem de visitar também os outros locais fantásticos da Serra do Caramulo.
|
Additional Hints
(Decrypt)
Qb ynqb qr sben qn irqnçãb, qrirz qrfpre hz cbhpb. Rasvnqn ahzn sraqn.
N sbgb fcbvyre sbv gvenqn qb tm qn pnpur. Qrirz gre ndhryn crefcrgvin cnen rapbagenerz n pnpur.