Skip to content

<

Baixa da Cruz

A cache by Carolina_Silva Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/16/2017
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Baixa da Cruz

 

O arquipélago da Madeira faz parte da Macaronésia e está situado na placa Africana. Localiza-se num extremo da cadeia montanhosa (submarina) Tore, sentido NE/SO. Considera-se um ponto quente, daí a sua natureza vulcânica e a direção NE que o arquipélago desenha.

Numa breve explicação, o arquipélago formou-se durante a criação do Atlântico Norte, começando a desenvolver-se durante o período Cretácico, há aproximadamente 130 milhões de anos.

A ilha do Porto Santo foi a primeira a formar-se, há 19 milhões de anos, durante o Mioceno, emergindo 11 milhões de anos depois (há 8 milhões de anos).

A mais recente é a ilha da Madeira, com a mesma data de formação, tendo emergido durante a transição do Mioceno para o Plioceno, há aproximadamente 5 milhões de anos, apresentando atualmente um relevo menos erodido que as restantes ilhas. Durante a sua criação, deu-se outro fenómeno, dando origem a pequenas chaminés vulcânicas que formam as ditas “baixas”. A esse fenómeno dá-se o nome de erupção hidromagmática.

As erupções hidromagmática, são conduzidas por vapor explosivo em expansão resultante do contacto entre solo frio ou águas de superfície frias e rochas quentes ou magma. As explosões freáticas distinguem-se por lançarem fragmentos de rocha sólida preexistente na chaminé vulcânica, não havendo erupção de magma. A atividade freatomagmática é geralmente fraca.

  

            Falemos agora mais ao Pormenor sobre a Baixa da Cruz e da Baixa das Três-Marias.


As Três-Marias (3 baixas), localizam-se a Este da baía de Machico, onde se estendem mar a dentro. Esta começa num fundo de areia e rocha dispersa aos 19 metros de profundidade prolongando-se na coluna de água até aos 3 metros.

A Baixa da Cruz, situa-se a sul das Três-Maria e está em frente à baía da cidade de Machico. Esta baixa tem a forma  de um cone que começa aos 3 metros de profundidade e desce até aos 35 metros num fundo de areia.

Geologicamente, são baixas de origem vulcânica. Outrora formaram uma baixa e foram parte de uma única pequena chaminé vulcânica. Depois de cessada a atividade, a erosão e o clima levaram à sua formação do seu atual aspeto. A sua constituição geológica deveu-se à permanente ação erosiva pelo vento e o mar. 


 

Aos 35 metros de profundidade do lado virado a Sul da Baixa da Cruz esta forma uma pequena arena, onde podemos ver em grande quantidade “Coral negro”. Seguindo o braço da baixa que forma esta arena, no final podemos ver um cardume grande de “Roncadores” e se olharmos para cima muitas vezes podemos avistar cardumes de “Barracudas” e grandes cardumes de “Bogas”.

 

 Questões sobre a EarthCache:

 

Questão 1: Para que Lado está a abertura da arena?

a) Este;

b) Oeste; 

c) Norte; 

d) Sul;


Questão 2: Qual o peixe que se encontra num pequeno buraco da baixa?

 

Questão 3: No lado Oeste da Baixa qual é a tipologia do fundo?

a) Areia; 

b) Rocha; 

c) Algas; 

d) Erva marinha; 

  

Questão 4: Qual é a profundidade máxima no lado virado a norte da Baixa da Cruz?

a) 30 metros; 

b) 24 metros; 

C) 20 metros;

Questão 5: Explica por tuas palavras o processo de erosão que houve nas baixas.


As respostas devem ser enviadas ao Owner (Carolina_silva) através do e-mail disponível no nosso perfil, devem indicar também o vosso nickname junto com as respostas. Se possível publicar fotos juntamente com os vossos logs, a partilhar a vossa aventura . Fotografias que de alguma forma respondam às perguntas serão apagadas

Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.