Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

EarthCache

Disjunçao do Caniço de baixo

A cache by GEOESTEGANG Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/13/2017
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:






Desagregação das rochas

A maneira como as rochas se deformam depende do tipo de forças às quais estão sujeitas e às condições prevalecentes no seu meio. Alguns estratos dobram-se, outros fracturam-se. Dobras, diaclases e falhas contam algo acerca das forças experimentadas no passado por uma dada região. Para além disso, as rochas têm zonas naturais de fraqueza ao longo das quais tendem a fragmentar. Nas rochas sedimentares, tais como o arenito e o xisto essas zonas são os planos de estratificação formados pelos sucessivos estratos de sedimentos consolidados. Esses planos são denominados juntas de estratificação. As rochas metamórficas, como os xistos, formam planos paralelos de fractura, permitindo que se separem facilmente de modo a poderem ser usados, por exemplo, como telhas. Estes planos tomam o nome de planos de clivagem, se o metamorfismo for de baixo grau, xistosidade, se a rocha tiver sido intensamente metamorfizada. No entanto, os granitos e outras rochas têm uma estrutura maciça, não apresentando diferenças no tipo ou na estrutura da rocha. As rochas maciças tendem a fender ao longo de fracturas regulares em intervalos de um a vários metros. Estas fracturas são denominadas por diaclases. Estas e outras fracturas mais irregulares formam-se enquanto as rochas ainda se encontram no interior da crosta terrestre. Através do soerguimento e da erosão a rocha sobe gradualmente onde, livre do peso das rochas sobrejacentes, fractura ligeiramente. Uma vez abertas, tanto a meteorização física como química se encarregam de alargar as fendas.

Uma diaclase (ou diáclase) é uma fissura ou junta que divide os maciços rochosos; as diaclases constituem, em regra, sistemas que se entrecruzam e compartimentam os maciços em blocos mais ou menos paralelepipédicos. Quando se verifica movimento ou deslocação ao longo das diaclases, estas transformam-se em falhas. As diaclases, que podem ser causadas por forças tectónicas, podem ser encontradas em praticamente qualquer afloramento. Tal como qualquer material quebradiço, as rochas frágeis quebram-se mais facilmente nas fissuras ou pontos fracos quando sujeitas a pressão. Estes pontos fracos podem ser pequenas fissuras, fragmentos de outros materiais ou, mesmo, fósseis. Forças regionais – compressivas, distensivas ou cisalhantes – desaparecidas há muito podem deixar a sua marca sob a forma de uma rede de diaclases. As diaclases também se podem formar como resultado da contracção e expansão das rochas não devidas a forças tectónicas quando a erosão retirou as camadas superficiais. Ao serem retiradas estas camadas, a pressão confinante de formações inferiores diminui, permitindo a expansão das rochas e o desenvolvimento de redes de diaclases – este processo também é conhecido como meteorização (física) por alívio de pressão. Também nas escoadas de lava se podem formar diaclases. Neste caso, à medida que a lava arrefece formam-se diaclases colunares hexagonais, originando colunas hexagonais, algumas com dezenas de metros de altitude. Quando uma formação se fractura em muitos locais, desenvolvendo diaclases, estes são apenas o início de uma série de mudanças que irão alterar significativamente o afloramento. Por exemplo, as diaclases fornecem excelentes canais através dos quais a água e o ar podem chegar às profundezas do afloramento e acelerar a meteorização e o enfraquecimento da sua estrutura interna. Se dois ou mais conjuntos de diaclases se intersectam, formando uma rede de diaclases, a formação fende-se em grandes colunas ou blocos.


Disjunção Prismática

A Disjunção prismática tembém designada por Disjunção colunar, corresponde a um tipo de alteração existente em rochas vulcânicas, relacionada com contracções que se geram no seio da escoada, aquando do arrefecimento e solidificação da lava, formando assim prismas de forma hexagonal que são sempre perpendiculares à superfície de arrefecimento.




Tufos

Rocha vulcânica piroclástica de granulometria fina (cinzas ou lapilli) que se apresenta consolidada. O tufo surtseiano (ou tufo hialoclastítico) resulta de erupções hidromagmáticas explosivas e apresenta geralmente uma cor amarelada ou acastanhada, estratificação nítida e fragmentos rochosos intercalados provenientes das rochas encaixantes igualmente projetadas durante a erupção.


Para logar esta EARTHCACHE:



Vai às coordenadas publicadas, observa com atenção este fenómeno Geológico e responde às seguintes questões.

1 - Estima a altura do fenómeno do nível do mar ao topo ?

2- Existem falhas visíveis no local ?

3 - A rocha apresenta poros ?

4 - Estima o diâmetro das colunas ?

5 - Como se chama este fenómeno que estás a observar ?



As respostas devem ser enviadas ao Owner (GEOESTEGANG) através do e-mail disponível no nosso perfil, devem indicar também o vosso nickname junto com as respostas.


Logs made without sending the answers of the questions to the owner, will be deleted



Não é obrigatório publicar fotos juntamente com os vossos logs, embora o possam fazer.

[Fotos que de alguma forma respondam às perguntas serão apagadas]






Pratique 'Cache In Trash Out'
Quando estiver a fazer geocaching, traga consigo um saco para ir apanhando lixo, respeite a natureza, NÃO DEIXE LIXO! E se possível recolha algum que possa encontrar pelo caminho.


Não se esqueça da Máquina fotográfica para registar os melhores momentos. Venha com boa disposição e tempo para usufruir das caches a encontrar.


Owner: GEOESTEGANG.











Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

32 Logged Visits

Found it 30     Write note 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 74 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 5/17/2018 8:20:59 AM Pacific Daylight Time (3:20 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page