Enquadramento:
«GENTES D’ALQUEVA – MOURÃO»
Mourão é uma bonita vila Alentejana, sede de município, situada na margem esquerda do imenso rio Guadiana, próxima da fronteira com Espanha, num local de grande beleza natural, onde reina a paz de espírito.
Sem grandes referências históricas até à reconquista Cristã da Península Ibérica, sabe-se que, após passar para o domínio Português, foi entregue à Ordem dos Hospitalários, e durante a Idade Média e na Guerra da Restauração foi palco de episódios violentos entre as forças Portuguesas e as Castelhanas.
Mourão sempre sofreu grande influência do grande rio Guadiana, que muito contribuiu também para a fertilidade dos terrenos circundantes onde crescem oliveiras, amendoeiras, e outras árvores de fruto que moldam a paisagem.
Uma das grandes riquezas patrimoniais da vila de Mourão são as dezenas de CHAMINÉS MOURISCAS que lhe permitem apresentar uma arquitectura urbana bastante singular e distinta das povoações vizinhas.
A origem árabe destas chaminés assenta na tradição popular não existindo qualquer fonte histórica que o permita confirmar. Independentemente da sua origem, a paisagem urbana de Mourão é hoje marcada por estas chaminés cilíndricas, as maiores das quais com três metros de altura e um diâmetro de um metro, outras um pouco menos imponentes.
Mourão orgulha-se dos seus monumentos e tradições, como é o caso do Castelo que encima a vila e a enobrece, mas também a barroca Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias (séculos XVII e XVIII), e os muitos espaços verdes disponíveis no concelho, como a Mata de S. Bento.
Esta típica vila Alentejana prima pelos seus produtos regionais, como o artesanato, com peças em xisto, cestaria ou no muito tradicional Buínho. Os vários restaurantes da região atestam a qualidade da gastronomia Alentejana, com especialidades locais como a Caldeirada de Peixe, a Açorda de Cação ou a doçaria conventual com as encharcadas ou o bolo rançoso, não esquecendo o pão, queijo, mel e azeitonas desta saborosa região.
Seja Bem-Vindo a Mourão.
------
Esta Cache está englobada no Projecto “GENTES D’ALQUEVA”, um conjunto de geocaches destinadas a georeferenciar localidades e gentes a quem o Alqueva “premeia” com sua riqueza e beleza. Terras e gentes que nascem e renascem às margens d’O Grande Lago, numa realidade entre o património histórico da tradição e cultura de sempre; e o desafio da modernidade; e cujo o tempo rejuvenesce agora de novas oportunidades. Neste caso a vila de Mourão e as suas Gentes.
Como é nosso timbre, convidamos-vos a visitar cada local, a apreciar cada particularidade arquitetónica e cada pormenor da história de cada um dos pontos de passagem deste passeio. Registe o momento e partilhe com a comunidade GeoCaching.
MOURISCAS | SOLDADOS DA PAZ
A Câmara Municipal de Mourão aprovou por unanimidade, em reunião de câmara, no passado dia 24 de outubro, propor à assembleia municipal a atribuição da mais alta condecoração municipal, a Medalha de Honra do Município, grau ouro, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mourão pelo trabalho, esforço, empenho e dedicação demonstrada ao longo dos 38 anos de existência.
“Considerando o enorme trabalho e dedicação dos nossos Bombeiros, sempre incansáveis para o cumprimento do lema que os guia “Vida por Vida”, é com grande orgulho que reconhecemos o seu enorme valor e o seu incansável trabalho em defesa das populações que servem.
Neste ano em que o País viveu momentos dramáticos, com perda de vidas humanas e perdas imensas e irreparáveis de bens, causados pelos inúmeros fogos florestais, que assolaram o nosso País (Continente e Região Autónoma da Madeira), queremos, como responsáveis da Proteção Civil no nosso concelho, prestar justa e pública homenagem aos bombeiros portugueses, em geral e aos bombeiros de Mourão, em particular, que estiveram envolvidos no combate aos incêndios florestais, reiterando a confiança e o orgulho que os Mouranenses sentem nas mulheres e nos homens do nosso concelho, que envergam todos os dias tão digníssima e respeitosa farda.
Com orgulho vemo-los partir levando o nome de Mourão às zonas onde deflagram os fogos, a maior parte das vezes fruto de mão criminosa ou de desleixo por parte dos proprietários que não limpam adequadamente os terrenos de forma a evitar estas catástrofes.
Apesar de felizmente, o nosso concelho não ser muito castigado e fustigado pelos incêndios florestais, o valor e a coragem dos Bombeiros Voluntários de Mourão, de que todos nos devemos orgulhar, esteve e está bem presente na ajuda que prestaram e prestam a outras corporações e a outros concelhos do País, que foram tão duramente atingidos pelos incêndios florestais.
Percorrem o país, arriscando as suas próprias vidas para salvarem as vidas e os bens de pessoas que não conhecem. É este o verdadeiro espírito de solidariedade para com o próximo!
A todas as Bombeiras e Bombeiros do concelho de Mourão, que nos últimos meses, estiveram empenhados no combate aos terríveis incêndios florestais, saudamos de forma amiga e calorosa demonstrando assim a nossa solidariedade, apreço e orgulho pelo trabalho desenvolvido, no desempenho da sua missão, muitas vezes com risco da própria vida.
Não queremos porém, deixar esquecido o trabalho que as nossas mulheres e homens que integram a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mourão, fazem durante todo o ano socorrendo, salvando, servindo e protegendo as pessoas, as instituições e os bens do nosso concelho.
Por tudo o referido anteriormente, propomos que a Assembleia Municipal de Mourão delibere a atribuição, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mourão, da “MEDALHA DE OURO” do Município de Mourão.
Maria Clara Safara - Presidente da Câmara Municipal de Mourão"
In: http://www.cm-mourao.pt/pt/site-acontece/noticias/Paginas/Medalha-de-ouro-para-os-Bombeiros-de-Mour%C3%A3o.aspx
Tome Nota:
- Considere os atributos indicados. Podem ser uma boa ajuda;
- Seja discreto e tenha atenção aos Muggle’s que possam eventualmente estar a observa-lo. A manutenção desta cache para os próximos visitantes depende disso;
- Preserve o Container, manuseando-o com cuidado e voltando a coloca-lo no exato sitio onde o encontrou;
- Esta Cache não contem material de escrita. Deve levar material de escrita consigo;
- Respeite o espaço e as regras do Geocaching não danificando o local, nem deixando qualquer tipo de resíduos/lixo;
- Divirta-se!
Sinta-se convidado a conhecer as nossas Geo-Aventuras: As que vivemos alegremente e as que propomos humildemente. Encontre-nos «aqui»!
AVISO IMPORTANTE:
O registo online deverá corresponder OBRIGATÓRIAMENTE ao respetivo registo físico, com o mesmo nick, em logbook. Assim sendo, NÃO SERÃO CONSIDERADOS VÁLIDOS registos de tours e/ou nicks fictícios ou de grupos sem que os mesmos correspondam a contas oficiais do Geocaching. Os registos online que não tenham a devida correspondência física serão imediatamente apagados!
Para situações de visitas em grupos grandes, poderão contactar-nos atempadamente e comunicaremos com gosto as condições para aceitação dos registos. Agradecemos a vossa atenção, compreensão e consideração pelo descrito!