Skip to Content

This cache has been archived.

Berlaita: Falta de reposição do painel informativo

More
<

Arrábida [hogback]

A cache by Berlaita Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/24/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Arrábida [hogback]



Para registrar esta cache, necessita responder a estas perguntas por e-mail. Todas fotos publicadas que denunciem as respostas serão apagadas sem aviso prévio, assim como os registo aos quais não tenha recebido as respostas requeridas.
Espero que disfrutem da vossa visita!


1- Observe no local das coordenadas e diga-me: "Este é um ponto que mostra como a Arrábida permite alcançar uma vista panorâmica sobre grande parte da região envolvente: desde ………………. ao fundo do horizonte."
2- Diga-me que Serras e vales podemos observar a Nordeste?
3- Qual a origem do primeiro relevo observado a Nordeste?
4- Observe no local das coordenadas e diga-me: "A Serra de S. Luís é um relevo de ……………….." .
5- Em que período geológico se deu a formação destes relevos?
6- Diga-me há quantos milhões de anos se formou a Serra da Arrábida?
7- Qual foi a seguinte serra a ser formada?
8- Diga-me a que altitude se encontra o GZ?
9-Tarefa adicional (após 2019-06-12), cada registo carece de uma foto sua nas coordenadas ou da sua mão segurando um papel com o seu nick escrito nele. Fotos que sirvam de spoiler serão apagadas sem aviso prévio.

Para consultar as novas Earthcache guidelines




Arrábida [hogback]


Hogback designa em geologia e em geomorfologia estrutural uma cadeia de encostas escarpadas, com crista estreita e longa ou uma série de colinas paralelas com uma crista estreita e encostas íngremes de inclinação quase igual em ambos os flancos. Normalmente, este termo é restrito a uma crista criada pela erosão diferencial de afloramento, imersão abrupta (maior que 30-40 °), estratos homoclinais, tipicamente sedimentares. De um lado, a parte de trás, de um hogback consiste na superfície (plano de cama) do estrato de rocha abrupta, que é chamado de "declive em declive". O outro lado, a sua escarpa, "frente" ou "inclinação escarpada", é uma face de erosão cortada através da imersão de estratos que compreende o hogback. Esse termo também é usado para todo o cume com uma cúpula afiada e encostas íngremes de quase igual inclinação em ambos os flancos.

Os Hogbacks são uma típica expressão topográfica regional de afloramentos de estratos de mergulho íngreme, estratos comumente sedimentares, que consistem em leitos alternados de estratos duros e bem-litificados, ou seja, arenito e calcário, e estratos fracos ou pouco cimentados, isto é, xisto, feldspato, e marga. A superfície de uma camada dura, resistente à erosão, forma a inclinação traseira da zona onde os estratos mais fracos foram removidos preferencialmente pela erosão. A inclinação oposta que forma a frente de um hogback, que é a sua escarpa, consiste em uma inclinação que atravessa a cama dos estratos. Devido à natureza abrupta do estrato que forma um hogback, uma ligeira mudança na localização pode ocorrer à medida que a paisagem desgastada pela erosão, mas será uma questão de centímetros e não de metros, como pode acontecer com as encostas.

Todas as gradações ocorrem entre hogbacks, cristas homoclinais e encostas. As diferenças entre estas formas de relevo estão relacionadas à inclinação no mergulho das camas resistentes a partir das quais foram corroídas e à sua extensão geográfica. Onde ocorrem hogback, cumes homoclinais e encostas, estão dependentes das atitudes das rochas locais, se são verticais ou quase verticais, de imersão moderada ou suavemente mergulhada. Devido à sua natureza gradacional, o ângulo exato de mergulho e inclinação que separa estas formas de relevo é arbitrário e algumas diferenças nos ângulos específicos usados para definir essas formas de relevo podem ser encontradas na literatura científica. Além disso, também pode ser difícil distinguir logo imediatamente os membros adjacentes desta série de formas de relevo devido à sua natureza gradacional.

O termo abaulamento é utilizado para descrever dobras do relevo ou para designar saliências rochosas que marcam fronteira com vales anticlinais. Corresponde a uma deformação que provoca o encurvamento de camadas com dobras de grande curvatura e inclinações divergentes para o exterior. A estrutura resultante é do tipo domo.



Fonte: https://wikipedia.org


Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

37 Logged Visits

Found it 28     Write note 4     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 9 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.