O ilhéu de Campanário ou ilhéu da Lapa está localizado na costa da Freguesia de Campanário, concelho da Ribeira Brava.
Reza a história que foi este ilhéu que deu nome á freguesia, pois na altura das descobertas tinha a forma de uma torre de sinos, ou melhor de um campanário de uma igreja.
Com o decorrer dos anos a erosão provocada pelas ondas do mar e o vento, destruiu parte do ilhéu, dando-lhe outra imagem, diferindo assim com aquela vista pelos descobridores da ilha, por isso não estranhes se não conseguires identificar um campanário através da sua forma atual. A sua altura é de cerca de 15 metros.
A Madeira surgiu (a fase emergente da água do Mar), no período do Neogénico (Terciário), da época do Pliocénico (há 5,2 Ma), numa área afastada do turbulento Rift Meso-Atlântico. Um hot-spot localizado sob a Placa Tectónica Africana parece ter sido o responsável pela ascensão do magma profundo. Do centro da Terra brotaram as torrentes de lava, as cinzas e outros materiais piroclásticos que se foram acumulando. Os aparelhos eruptivos foram profundamente corroídos pelos agentes erosivos e apenas no Santo da Serra e no Fanal, se conservam em bom estado duas crateras.
No entanto e a acompanhar toda a atividade vulcânica que deu origem à “Pérola do Atlântico”, ao longo dos anos, deu-se também outros fenómenos, o qual deram origem a pequenos ilhéus espalhados um pouco à volta da ilha.
As erupções hidromagmáticas, freatomagmáticas ou ultra-vulcanianas são conduzidas por vapor explosivo em expansão resultante do contacto entre solo frio ou águas de superfície frias e rocha quente ou magma. As explosões freáticas distinguem-se por lançarem fragmentos de rocha sólida preexistente na chaminé vulcânica, não havendo erupção de magma. A atividade freatomagmática é geralmente fraca e normalmente acaba a sua atividade ainda debaixo de água ou quando atinge o nível das águas oceânicas.
As erupções litorais pouco profundas apresentaram características surtsianas. São exemplo destas manifestações os cones do Ilhéu Mole e um outro, localizado a oeste daquele, cujo topo se situa ao nível do mar, na área do Porto Moniz. Na costa norte do Ilhéu do Farol existe um pequeno depósito de materiais piroclásticos surtsianos. No litoral sul existem depósitos de piroclastos submarinos, tipicamente surtsianos, nas arribas da Praia Formosa, provenientes certamente de cone situado a sul daquele local, já destruído pela erosão marinha ou situado abaixo do nível do mar.
A Earthcache (PT)
Nas coordenadas publicadas podes observar uma réplica do ilhéu de campanário.
Para fazer o log desta earthcache envia-nos as respostas das seguintes perguntas por e-mail:
1. Explica por palavras tuas como se formou o ilhéu de Campanário.
2. Quais são as cores que podes observar nas rochas da réplica do ilhéu?
3. Qual é a altura da réplica?
4. Em frente a réplica há uma placa metálica com uma inscrição que está suportada por outra placa de pedra. Descreve a cor, textura, dureza e porosidade da mesma.
5. Tarefa Opcional – Tira uma foto com o GPS mostrando o ilhéu de Campanário num dos waypoints fornecidos. Não coloques fotos da réplica do ilhéu.
Segundo as diretrizes de Janeiro de 2013: Depois de enviar as respostas por e-mail podes efetuar o log, caso haja algum problema entraremos em contacto contigo. Caso não envies as respostas, o teu log será eliminado.
The Earthcache (ENG)
In the published coordinates you can see a replica of the Campanário islet.
To log this earthcache send us the answers of the following questions by email:
1. Explain in your words how the Campanário islet was formed.
2. What colors can you see on the rocks of the replica of the islet?
3. How high is the replica?
4. In front of the replica there is a metal plaque with an inscription that is supported by another stone plaque. Describes the color, texture, hardness and porosity of it.
5. Optional Task - Take a photo with the GPS showing the Campanário islet in one of the waypoints provided. Do not publish photos of the replica of the islet.
According to the January 2013 guidelines: After sending the answers by email you can log it, if there is any problem we will contact you. If you do not send us the answers, your log will be deleted.
|