Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição começou a ser edificada no primeiro quartel do século XVI, após a criação da freguesia com o mesmo nome. O padroado esteve a cargo da Ordem de Santiago, e a sua construção contou com o contributo das esmolas da população local.
O templo destaca-se pelo notável pórtico quinhentista, de arco quebrado com cinco arquivoltas, inserido num alfiz. A arquivolta exterior é ricamente decorada com motivos tardo-góticos: ramos, folhagem, flores, carrancas e dragões mordentes, revelando a mestria artística da época.
No interior, a igreja apresenta três naves com apenas três tramos. Sobressaem os capitéis e as bases das colunas, trabalhados no estilo clássico renascentista que marcou profundamente a arquitetura de Tavira, muito por influência do célebre mestre pedreiro André Pilarte. A capela-mor, por sua vez, é coberta por uma elegante abóbada de aresta quinhentista, cujo fecho ostenta o símbolo da Ordem de Santiago.
Durante o século XVIII o edifício foi alvo de obras de beneficiação. A fachada ganhou então o frontão barroco, que enquadra o imponente brasão da Ordem de Santiago, modelado em massa e animado pelas formas dinâmicas do barroco.
Ainda hoje, todos os anos a 8 de dezembro, realizam-se as festas em honra da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, acompanhadas pela tradicional procissão, mantendo viva a devoção e a ligação histórica desta comunidade à sua igreja matriz.