É um PT de 100 caches colocadas na vila de São Martinho do Porto e arredores.
O PT da Martinha, não é de percurso único. Não circular nem linear na sua totalidade, embora alguns dos percursos que o compõem o sejam. É um PT para dar a conhecer a vila de São Martinho do Porto e arredores. Pode ser feito na sua maioria de carro, salvo raras exceções.
Desfrutem e deixem tudo como estava ou melhor ainda. Boas cachadas!
A foca Martinha
A baía de São Martinho do Porto é um ótimo refúgio para variadas espécies, desde aves terrestres e aquáticas, peixes e algas. Mas…
Em 23 de julho de 2014 apareceu pela 2ª vez uma foca na baía de São Martinho do Porto. Esta foi batizada com o nome de Martinha e por aqui andou e pernoitou cerca de um mês.
Segundo biólogos que na altura estudaram o caso, a Martinha, era uma “Phoca vitulina”, uma espécie que não existe em Portugal onde só há focas monge, e pode ter vindo de França, Irlanda, Inglaterra ou da Islândia.
Durante esse mês de permanência da Martinha na baía, a mascote de São Martinho fez o delírio da criançada, que esperava o momento auge do dia, quando a Martinha vinha dormir em cima do insuflável do parque aquático de diversões. Quem com ela teve algum contacto, garante que era uma foca muito brincalhona e apesar de ser um animal selvagem, nunca teve qualquer reação agressiva para com os humanos, mesmo quando tentaram captura-la.
Tal como apareceu, também desapareceu misteriosamente, provavelmente de volta ao seu habitat natural, nos mares do Norte.
Espero que tenhas feito uma boa viagem e volta sempre Martinha!
Ficam aqui também algumas espécies que predominam nesta zona.
Cerastoderma edule:
Mexilhão N39° 30.928 W9° 07.125
Berbigão N39° 30.138 W9° 07.735
Navalha N39° 30.518 W9° 07.105