Skip to content

A história do Karting Traditional Geocache

This cache has been archived.

viperbruno: O local começou a acumular cada vez mais lixo, fica assim espaço para quem quiser colocar uma geocache com esta temática.

More
Hidden : 04/12/2018
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A história do Karting

TUDO COMEÇOU EM 1956 NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

CIMG7890Arquivo J. Ribeiro

 

Meia dúzia de tubos soldados e um motor de combustão foram o ponto de partida para o primeiro kart. Um pequeno carro de corridas, que acabaria por dar origem a uma autêntica disciplina de acesso ao automobilismo e uma escola de condução e pilotagem, de expansão internacional.

Actualmente o karting é um desporto que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e constitui uma importante escola de aprendizagem, não só para aqueles que querem enveredar pela competição, mas também para os que apenas desejam melhorar a sua condução.

Desde o seu aparecimento, o karting não tem cessado de crescer e movimenta milhões de praticantes por todo o mundo, sendo escasso, comparativamente, o número do que os fazem ao mais alto nível. Em compensação, é elevadíssimo o número dos que o praticam por lazer, ainda que, por vezes, não resistam a efectuar algumas corridas, naquilo que pode ser visto como a confirmação de que o Homem é um ser, eminentemente, competitivo.

 

UMA HISTÓRIA, DUAS VERSÕES

Embora não seja possível definir com rigor a data do seu aparecimento, é consensual considerar que o karting nasceu nos Estados Unidos, por volta de 1956, havendo duas versões, consideradas como as mais credíveis, quanto à sua origem. A primeira refere que foi um grupo de pilotos militares americanos, numa base dos Estados Unidos, que construiu uns carrinhos com o material excedente dos aviões. Para além de os utilizarem nas suas deslocações de serviço, começaram a efectuar competições.

De acordo com outra versão, terá sido um cidadão norte-americano, de nome Art Ingels, que tinha no seu jardim uma máquina de cortar relva equipada com um motor e decidiu completar a referida máquina com uma estrutura. Aplicou-lhe mais duas rodas, um assento e um volante e começou a divertir-se no seu jardim. Acontece que Art Ingels era um especialista na construção de chassis na fábrica de Francis Kurtis, um dos mais famosos fabricantes de chassis da época para as célebres 500 Milhas de Indianápolis. Como tal, tinha ao seu dispor um importante “stock” de tubos, o que o levou a pensar na construção de um veículo que lhe permitisse uma deslocação mais fácil e rápida no “paddock” do circuito, para ganhar tempo na assistência aos pilotos da equipa.

Nas suas deslocações na fábrica descobriu, num canto, um “stock” de motores a dois tempos «West Bench», que não eram utilizados. Assim, com alguns tubos, quatro rodas, um desses motores e alguma massa cinzenta criou o primeiro kart em Agosto de 1956. Depressa surgiram as primeiras cópias e numerosos karts foram construídos, em especial pelos amigos de Art Ingels. Ao constatarem o sucesso da sua invenção procuraram interessar o dono da fábrica, Francis Kurtis, na construção desses pequenos veículos. Este não acreditava no futuro de tal projecto, mas a recusa não impediu Art Ingels de procurar quem o apoiasse, tendo convencido o seu amigo Liu Borelli a avançar para a criação da primeira marca de karts, a Caretta.

O sucesso foi tal que surgiu uma outra marca, a Go Kart, o que levou à realização das primeiras provas. O nome da Go Kart foi projectado a nível mundial e esta foi a designação inicialmente dada ao kart em muitos países.

Como é natural, o aparecimento de um novo desporto não passou ao lado de Portugal, com as primeiras noticias que surgiram nos órgãos de comunicação especializados a fazerem aparecer entusiastas já com alguma paixão pelo desporto automóvel. Estes descobriram o karting nas suas deslocações ao estrangeiro e trouxeram-no para Portugal. Assim surgiram também clubes dedicados à modalidade.

CIMG7892

O sucesso do karting é o reflexo natural da facilidade de       acesso, em harmonia perfeita com emoções que transmite a quem o pratica.

 

Artigo completo aqui: 

https://filipekartmen.wordpress.com/2014/02/04/historia-do-karting-em-portugal-introducao/


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)