O miradouro da Beira dos Pinheiros situa-se no sítio do da Fajã do Amo, concelho de São Vicente e possui uma das melhores vistas panorâmicas da freguesia.
Ao chegares à zona de estacionamento, deixa o teu veículo o mais bem parado possível para não causar constrangimentos à circulação. O acesso a este magnífico local é feito pelo Caminho da Beira dos Pinheiros onde podemos observar diversos terrenos de cultivo, maioritariamente para consumo próprio. Alguns dos terrenos possuem "guardiãs" caninos que certamente quererão conhecer a gente nova que por ali passa, mas não precisas ter medo, são todos amigáveis.
No ponto de referência terás a oportunidade de vislumbrar uma das tradições do sítio, o enfeite das fontes, neste caso, a construção da mini-fonte e todos os adornos foi da inteira responsabilidade da dona Celeste Silva, uma residente aposentada que muito se orgulha da sua fonte e que expõe todos os prémios já recebidos (e não foram poucos!).
Por outro lado junto à fonte a D. Celeste elaborou um presépio de média dimensão com bancos para quem quiser se sentar e admirar o espaço. SE TIVERES TEMPO, toca à campaínha e deixa-te levar pelas inúmeras histórias e fados da sua autoria, alguns publicados em livro outros cantados num programa de rádio. A senhora está habituada a receber visitas de pessoas de toda a parte onde mostra o seu "património lúdico" pelo que não precisas ter vergonha, apenas tempo e boa disposição, diz que vens da parte do jogo das caixinhas! O nosso único conselho é que isto seja feito após a visita ao miradouro e registo da geocache..
Chegado ao miradouro poderás parar um pouco quer seja para descansar (caso o caminho tenha sido mais longo do que apenas o indicado), ou para simplesmente admirar tudo o que dali poderás ver e ouvir.
O container não se encontra no miradouro propriamente dito, para que o seu esconderijo não seja facilmente descoberto, pedimos-te ainda assim que sejas cauteloso na sua procura e posterior recolocação, para que todos tenham a oportunidade de descobrir ou redescobrir este lugar.
Sendo apaixonados por lugares assim, esta geocache surge com o propósito de homenagear a sorte que nós temos cá na ilha em termos uma orografia acentuada, permitindo-nos construir locais de lazer com prespetivas do outro mundo sobre praticamente todas as localidades.
Se achares que também tu és um sortudo, leva contigo um dos trevos que encontrarás dentro do container, uma pequena lembrança do sítio e da vista, que esperamos nós te continue a levar a outros pontos de igual beleza por aí, e deixa um registo fotográfico teu ou da paisagem.
|