Skip to Content

<

Castelo sem Rei

A cache by AmigosdaNatureza Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/01/2018
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Castelo sem Rei
 
 
O Castelo do Malavado, onde há subterrâneos, escadas interiores, poços e tudo a que um castelo tem direito, fica no lugar da Costa, no sítio da Carvalhosa. O seu morador foi um padre. Um padre que tentou voar!
 
O padre voador... ou louco, como lhe chamam, era trineto de Bartolomeu Gonçalves Malavado e de Isabel Vaz da Costa. Ainda é conhecido na freguesia como sendo um grande cientista e um educador. 
O padre Malavado tem o seu nome inscrito na toponímia local e foi pároco na freguesia de Perre.
 
 
 
Para quem quiser aprofundar o tema, por sinal bem curioso, deixo aqui um texto, muito completo, da autoria de Luís Moura Serra, no portal geneall.net, que pode ser consultado através de uma simples pesquisa. Os meus sinceros agradecimentos pela informação fornecida.
 
Citação:
Manuel Vaz da Costa, cuja Inquirição de Genere foi realizada em 1683, era filho de Manuel Vaz e de Maria Afonso, sendo, neto paterno de João Vaz (da Costa) e de Maria Alvares, todos moradores em Perre.
João Vaz (da Costa) e sua mulher eram, ainda, pais de Isabel Vaz da Costa que, casou, em São Miguel de Perre, a 05.09.1637 com Bartolomeu Gonçalves Malavado.
 
Com base nestes dados, gostaria de aferir, junto dos membros desta página, se existe alguém que tenha outra qualquer referência a esta família Vaz da Costa ou Vaz (do lugar da Costa) que segundo a IG do Pde Manuel Vaz da Costa, era tida como das principais e mais honradas de Perre.
 
Como informação adicional, para além das fotografias que integram este álbum, da-se nota que no lugar da Costa existe um caminho “do Padre Malavado” que vai dar a ruinas, a que chamam “Castelo” e que ficava na casa agrícola do senhor padre Malavado, que, se assume, ter sido dos seus antepassados Vaz da Costa (do lugar da Costa).. 
Confirmado que a casa agrícola, cuja foto do exterior e da sua eira se encontram neste álbum, era a Casa do Padre Malavado e que o “castelo, onde há subterrâneos e tudo” também lhe pertence. Estando estes imóveis no lugar da Costa, o castelo fica no sítio da Carvalhosa.
Adicionalmente, sabe-se que no cemitério existe um jazigo-capela que era dos Malavados. Uma visita ao cemitério permite-nos constatar que era aquele o jazigo mais antigo do cemitério. Foi-nos ainda dito que o Padre que terá perdido um pouco o juízo seria o Padre Malavado e que seria aquele que tentou voar. O que é certo é que o Padre Malavado ainda é conhecido na freguesia e nasceu lá há trezentos anos atrás (em 1713). Tendo sido pároco em Perre.
 
Este Padre era trineto de Bartolomeu Gonçalves Malavado (o primeiro Malavado de que temos registo) e de Isabel Vaz da Costa, sendo Bartolomeu Gonçalves Malavado filho de Afonso e de Margaria Gonçalves, Isabel, por seu lado era filha de João Vaz (do lugar da Costa) e de Maria Alvares, sendo este último casal (que nasceu e viveu em Perre no século XVII), lavradores dos principais e mais honrados de Perre, do lugar da Costa. Esta última informação foi retirada da Inquirição de Génere do Manuel Vaz da Costa, sobrinho de Isabel, filho de um irmão desta, de seu nome Manuel Vaz.
 
Se tivermos em conta que terá sido Isabel a herdeira de seu pai, faz sentido que o Padre Malavado (que, relembro, era seu trineto, sempre por via masculina) tenha morado naquela propriedade. Por outro lado, também naquela casa terá morado, ou pelo menos dela descende Manuel Vaz da Costa, que nasceu e viveu em Perre, tendo sido lá pároco, no século XVII.
Apenas para finalizar relembra-se que, pelo menos até ao Padre Malavado, o sobrenome constante naquela família era Gonçalves, tendo o Malavado sido perdido com o seu pai que de Gonçalves Malavado, como os seus antepassados, passou a Gonçalves Carvalho. A este propósito lembrou, e bem, o Rui, que o sítio do Castelo era Carvalhosa.
Quando ao padre voador, que é sempre identificado como morador naquele castelo, tanto pode o mesmo ter sido o Malavado, como o seu primo afastado que morou lá um século antes. 
 
Este último Padre teve dois filhos com Joana Fernandes, filha de André Fernandes (* Viana do Castelo, Viana do Castelo, Meadela 08.02.1679 + Viana do Castelo, Viana do Castelo, Meadela 18.06.1764) terceiro proprietário mais rico da Meadela no período de 1708 a 1715, entre os seus 29 e 36 anos, segundo os livros da décima.

 


A cache:

O recipiente é de tamanho micro, não permitindo trocas de objetos.

Contem apenas logbook. Levem material de escrita.

Manuseiem o container com cuidado, pois é frágil. Não o danifiquem, por favor!
Coloquem tudo no mesmo local. Mantenham-no na posição correcta para prolongar a sua longevidade. Tenham cuidado!

NOTA: A caminhada é curta, mas com desnível muito acentuado. Tenham especial cuidado em dias de chuva. Levem calçado apropriado.

Não mexam em nenhuma pedra da estrutura, por favor. Não é necessário! Respeitem o bem dos outos.
Este ocal tem dono. Além do mais, devem deixar tudo como encontraram.

Tirem e publiquem fotos... Muitas fotos, porque o local tem vistas bonitas. E, principalmente, divirtam-se!


Façam CITO, se necessário. Mas, principalmente, nunca deixe marcas da sua presença, que possam prejudicar o meio ambiente!

 

Pratique geocaching de forma responsável e consciente, respeitando as normas básicas de segurança. Faça-o por sua conta e risco!

Antes de avançar para o resgate do container, verifique sempre se tem condições de segurança para o fazer, tendo em conta também as condições atmosféricas.

Obrigado pela vossa visita!

e-mail: geo.amigosdanatureza@gmail.com

Additional Hints (Decrypt)

Aãb rfgá rz cnerprf. Aãb zrknz rz crqenf qn rfgehghen.
Hc, hc... pbz b phvqnqb arprffáevb!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

30 Logged Visits

Found it 29     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 51 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.