Igreja de Nossa Senhora da Assunção

A Igreja Matriz da Amareleja, cuja padroeira é Nossa Senhora da Assunção, ergue-se nesta notável terra alentejana, muito provavelmente desde o século XVI, altura em que terá sido fundada. Trata-se de uma igreja cujo estilo arquitetónico deixa transparecer uma beleza singela e uma simplicidade bem característicos da devoção das gentes da Amareleja. Possui uma só nave, destacando-se o altar-mor com a figura da padroeira, imagem notável oferecida pela Sr.ª Margarida Vasques em 1920 (mandada fazer na Itália), e duas pequenas capelas laterais.
Ao longo dos séculos foi alvo de várias reparações, como foi o caso da reedificação do campanário da igreja em 1757, destruído durante o terramoto de 1755, ou a construção da abóbada em 1821, uma vez que o teto até então era de madeira. Trata-se de uma igreja cuja estrutura reflete a pureza da arquitetura alentejana, mas em que os elementos decorativos da capela-mor e dos retábulos das capelas laterais, em estuques policromos e argamassas relevadas, refletem o gosto eclético de finais do séc. XIX, cruzando múltiplas influências que vão dos padrões geométricos árabes, patentes nos estuques, aos enrolamentos de acanto barrocos e às colunas clássicas.

-
Não Coloquem fotografias ou logs que possam servir de Spoiler.
-
Seja discreto e tenha atenção aos Muggle’s que possam eventualmente estar a observa-lo. A manutenção desta cache para os próximos visitantes depende disso
-
Preserve o Container, manuseando-o com cuidado e voltando a coloca-lo no exato sitio onde o encontrou
-
Levem material de escrita.
-
Espero que gostem do local e que se divirtam em busca da cache.
-
Atenção apenas permito logs físicos que correspondam ao mesmo nick devidamente registado no Geocaching. Sendo assim, não admitirei registos de Tours e ou nicks fictícios. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados.
|