Skip to Content

<

Mármore do Bolonhês

A cache by FabiosaGeo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/02/2019
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




                                                            

De forma a poder fazer o registo desta earthcache, deverá responder corretamente às seguintes questões e enviar, posteriormente, as respostas para o meu e-mail.

1) Caracterize a rocha presente no ponto zero, com principal incidência na análise dos primeiros blocos ascendentes e na face polida, quanto ao tipo de metamorfismo, tipo de tensões sofridas e tipo de esforço.

2) Na face polida, nos três primeiros blocos da contagem ascendente onde há palavras inscritas, é possível notar o bandado primário. A que se deve a sua cor? Indique, entre todas as palavras presentes, aquela ou aquelas que são intersetadas pela banda de maior largura.

3) No terceiro bloco da contagem ascendente. Na face polida virada a sul e entre a frase em latim e a parte não polida, é possível outros bandados e desta vez de largura menor. Estime a dimensão média da largura. Explicite a direção das tensões exercidas na rocha aquando da sua formação (horizontal, vertical ou diagonal?).

4) No sétimo bloco, ainda nessa face do monumento, é notório uma série de outras bandas. Qual o menor ângulo formado entre as direções das tensões que deram origem às bandas deste e do terceiro bloco?

5) No quinto bloco virado a nascente há uma banda mais visível a sensivelmente 2,7 metros de altura. Está na segunda tira vertical no sentido sul-norte e já na parte não polida. Na dúvida consultar a foto spoiler e tirar uma foto de modo a observar mais perto a banda. Os cristais dos minerais recristalizados são menores do que os da mármore envolvente? Qual a sua cor predominante? Porque razão apresentam uma cor mais destacada? Justifique adequadamente as suas respostas.

6) Tire uma foto sua ou de algo que o identifique, como o GPS, a fim de comprovar a sua passagem pelo local. No entanto, tenha em atenção que não deve ser possível estimar as respostas através da sua análise.

Obrigado pela visita.

In order to be able to register this earthcache, you must correctly answer the following questions and send the answers to my email later.

1) Characterize the rock present at the zero point, with main incidence in the analysis of the first ascending blocks and the polished face, as to the type of metamorphism, type of tensions suffered and type of effort.

2) In the polished face, in the first three blocks of the ascending count where there are words inscribed, it is possible to notice the primary flock. What is your color due to? Indicate, among all the present words, that or those that are intersected by the band of greater width.

3) In this block, the third of the count up. On the polished face facing south and before the Latin phrase, it is possible to observe non-random arrangements of minerals. Estimate the mean width dimension of the bands. Explain the direction of the stresses exerted on the rock during its formation (horizontal, vertical or diagonal?).

4) In the seventh block, still in this face of the monument, it is notorious a series of other bands. What is the smallest angle between the directions of the tensions that gave rise of this and the third block?

5) In the fifth block turned to the east there is a band more visible to approximately 2.7 meters of height. It is in the second vertical strip in the south-north direction and already in the unpolished part. In doubt check the photo spoiler and take a photo so as to observe the band closer. Are the crystals of the tabular minerals smaller than those of the surrounding marble? What is its predominant color? Why do they have a more prominent color? Justify your answers adequately.

6) Take a photo of yourself or the GPS to verify your location. However, please note that it should not be possible to estimate the responses through your analysis.

Thanks for the visit.

  

 
Afonso III, apelidado de "o Bolonhês" por seu casamento com Matilde II, Condessa de Bolonha, foi o Rei de Portugal de 1248 até sua morte, e também o primeiro monarca português a utilizar o título de Rei de Algarve. Além disso, ele foi Conde de Bolonha de 1238 até 1253 em direito de sua esposa. Era o segundo filho do rei Afonso II e sua esposa Urraca de Castela, tendo ascendido ao trono depois de depôr seu irmão mais velho Sancho II.

Nas coordenadas publicadas é possível observar um monumento feito em sua homenagem, pois foi o Rei que fundou Viana do Castelo. Construído com 24 blocos de mármore de Estremoz, este monumento foi inaugurado em 29 de Outubro de 2004.

      

 
   
  

  

      

 
Rochas Metamórficas

As rochas preexistentes, quando sujeitas a um ambiente diferente daquele em que foram formadas, sofrem alterações que restabelecem o equilíbrio com o novo ambiente. Ao serem deslocadas para regiões profundas, podem ser mais ou menos alteradas a nível da composição mineralógica e/ou textura, sem que ocorra fusão. As rochas metamórficas, na sua gereralidade, são formadas por processos de metamorfismo de contacto ou metamorfismo regional. São exemplos o mármore, gnaisse e quartzito.

Mármore Gnaisse Quartzito

   
Metamorfismo de Contacto

 Quando o magma ascende e entra em contacto com outras rochas (também chamadas rochas encaixantes), vai provocar o seu aquecimento. A área que é aquecida em torno do magma constitui uma auréola de metamorfismo. Nessa zona, o aumento de temperatura provoca uma recristalização dos minerais da rocha encaixante.
 
As rochas geradas, ao contrário do metamorfismo regional, não apresentam foliação. Exemplos: mármore, quartzito e corneana.
 

 
Metamorfismo Regional

Afeta zonas rochosas extensas, envolvidas em fenómenos tectónicos como a colisão de placas litosféricas e orogenia de cadeias montanhosas. Os materiais rochosos são sujeitos a temperaturas e pressões elevadas e à ação de fluidos circulantes que deformam e alteram a composição mineralógica das rochas.

As rochas resultantes, ao contrário do outro processo acima referido, apresenta alinhamento de minerais recristalizados e a direção destes é sempre perpendicular à direção da tensão aplicada no momento da formação da nova rocha. São exemplos a ardósia, lousa, mármore, xisto, micaxisto, ...

 

 
Tensões

No interior da Terra existem tensões litostáticas e não litostáticas. A tensão litostática é aplicada igualmente em todas as direcções e provocando a redução do volume e o aumento da densidade das rochas. A tensão não litostática é a pressão resultante dos movimentos tectónicos. Essas forças, chamadas de esforços, de natureza compressiva, distensiva ou de cisalhamento, provocam a deformação das rochas e a formação de bandagens de sedimentos de outro tipo.

 
 

 

Mármore de Estremoz

Mármore de Estremoz é o nome dado a um tipo de mármore extraído da região do Alentejo, em Portugal. O termo é derivado do concelho de Estremoz mas a exploração distribui-se também pelos concelhos de Borba e Vila Viçosa. Ao longo de toda a história de Portugal e suas antigas colónias esta pedra foi utilizada para produzir todo tipo de itens ornamentais. Atualmente o mármore de Estremoz é exportado a vários lugares do mundo.

Aqui é possível ver a tendência para o mármore desta região formar bandagem primária (resultado da deposição alternada de calcário e sedimentos de origem ígnea piroclástica, de cor mais escura) em concordância com as tensões a que foram sujeitas.
 
É consequência da acção das tensões dirigidas no metamorfismo regional, e pode estar relacionada com a presença de certos sedimentos. Estes tendem a ficar orientadas numa posição perpendicular à da tensão que afectou a rocha. 

A tensão promove o aumento da densidade da banda, uma alteração no tamanho dos critais dos minerais e, no caso deste não ser monocromático, uma diferença notória na sua cor. 

  


  Fontes Consultadas / Sourses Consulted

http://home.uevora.pt/~lopes/olhar/D20.pdf
http://paleoviva.fc.ul.pt/Geogeral/Geogeral10.pdf
http://www.politecnica.pucrs.br/professores/cleber/Aula_05_-_APP_-_Rochas_Metamorficas.pdf
Terra, Universo de Vida - Geologia 10ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)
Terra, Universo de Vida - Geologia 11ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

19 Logged Visits

Found it 16     Write note 1     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 27 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.