Skip to content

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Caro Lenu_,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do owner para verificar o estado da geocache.
Até lá, ficará temporariamente inactiva.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como owner, tem ao dispor, pelo menos, quatro soluções possíveis:

  1. Efectuar a manutenção necessária e reactivar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efectuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente activa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desactivada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 60 dias (este prazo não é fixo e terá tempo para fazer a devida manutenção enquanto a pandemia COVID-19 se mantiver ou depois).

Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
<

Dr. José Pinto Peixoto

A cache by Lenu_ (Len Morgado) Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/29/2018
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Listing may contain spoilers!

 

José Pinto Peixoto


José Pinto Peixoto (9 de Novembro de 1922 - 6 de Dezembro de 1996) foi um dos mais destacados geofísicos e meteorologistas portugueses. Do seu trabalho destacam-se alguns dos primeiros estudos sistemáticos da circulação global na atmosfera, e em particular do ciclo global de água na atmosfera.

Biografia


Estudou no Liceu Gil Vicente, em Lisboa e, em 1944, terminou a licenciatura em Ciências Matemáticas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 1945 realizou um estágio no Instituto Geofísico Infante D. Luís, vindo a ingressar, no ano seguinte, no recém-criado Serviço Meteorológico Nacional.

Entre 1946 e 1952, estudou Física e Meteorologia e, em 1952, concluiu a licenciatura em Ciências Geofísicas e foi admitido como Assistente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. No entanto, continuou a sua actividade no Serviço Meteorológico Nacional onde deu formação e criou a Divisão de Estudos.

Em 1954 obteve uma bolsa da Academia das Ciências de Lisboa para prosseguir o seu trabalho de investigação no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Aí, juntou-se ao grupo de investigação do Prof. Victor Starr, grupo esse que foi responsável pelos primeiros estudos sistemáticos da circulação global da atmosfera e que incluía cientistas reconhecidos em que se destacavam, para além de Pinto Peixoto, Edward Lorenz, Barry Saltzman e Abraham Oort.

Após voltar a Portugal, em 1956, manteve uma estreita colaboração com a equipa do MIT e de outros centros de investigação nos EUA, onde passou temporadas. Em 1958, no Ano Geofísico Internacional, foi fundado o actual sistema de observação contínua que gerou uma grande quantidade de dados a nível global. Pinto Peixoto fez o estudo do ciclo da água à escala global, produzindo os primeiros mapas de transporte global de água pela circulação atmosférica. Nas décadas de 1960 e 1970 participou no desenvolvimento dos actuais modelos de circulação global, utilizados na previsão meteorológica.

Entre 1969 e 1973 foi vice-Reitor da Universidade de Lisboa, e director do Instituto Geofísico em 1970. Ajudou ainda a criar as universidades da Beira Interior e Nova de Lisboa. Foi presidente da classe de Ciências da Academia das Ciências de Lisboa entre 1980 e 1996.

Em 1980 iniciou, em colaboração com Oort, uma síntese do seu trabalho de investigação. Essa síntese esteve na origem do livro "Physics of Climate", publicado em 1992 – uma obra de referência neste domínio.

Pinto Peixoto publicou igualmente vários livros de divulgação sobre temas ligados ao clima e ao meio-ambiente. A 11 de Março de 1993 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada. Quando faleceu, deixou publicados mais de 50 artigos de investigação. Foi erguida uma estátua sua em frente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

Fontes


Wikipedia PT - https://pt.wikipedia.org/wiki/José_Pinto_Peixoto [LINK]
Presidencial Portugal - http://www.ordens.presidencia.pt/ [LINK]

 

 

Traducão - Translations


     
[NOT WORKING - COMING SOON]

 

[TIP: GEOCACHE IS NOT ON THE WALL]

 

Additional Hints (Decrypt)

[PT]
Neohfgb. aãb an cnerqr.

[ES]
Neohfgb. Ab ra yn cnerq.

[EN]
Ohfu. Abg ba gur jnyy.

[DE]
Ohfpu. Avpug na qre Jnaq.

[FR]
Ohvffba. Cnf fhe yr zhe.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.