Ponte portucalense sobre o rio Coja
Normalmente conhecida como a Ponte do Candal, esta ponte está classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986, na categoria de Arquitectura Civil / Ponte, localizada na periferia da E.M. 575-2, em direcção a Caldas da Cavaca, km 2 atravessando a Ribeira de Coja num caminho florestal onde predomina o mato rasteiro e algumas árvores devido a este local ter sido alvo de vários incêndios e pela topografia e terreno essencialmente rochoso não terem até agora permitido a reflorestação organizada.
Encontra-se a cerca de 10 quilómetros de Aguiar da Beira, a algumas centenas de metros da Estrada Municipal que se dirige para as Caldas da Cavaca, onde faz a travessia da ribeira de Coja.
Ponte de cantaria de granito com aparelho muito regular, tem dois arcos de volta perfeita, com aduelas largas, possuindo um pequeno talhamar no pegão central. O seu tabuleiro tem três planos, sendo o central plano e os dois laterais, de acesso, ligeiramente rampeados. Actualmente não possui guardas e é pavimentada em lajeado de granito. Quanto a dimensões, tem cerca de 25m de comprimentos por 3,20m de largura.
Este interessante bem desenhado e construído imóvel situar-se-á num dos ramais da via romana que ia de Viseu a Mérida, atribuindo-se-lhe a sua construção a esse período, mas sem grandes certezas cronológicas. Terá sido reutilizada após a reconquista encontra-se integrada num caminho rural de uma área florestal. (JAM)
Espero que disfrutem da visita e do sossego do local.
A Cache
um container de tamanho regular com stashnote e logbook sem material de escrita, estando situada mesmo a meio da ponte.
Para a aceder coloque-se mesmo ao meio da ponte sobre o seu lado esquerdo (se usar o trajeto proposto) e sem correr riscos dada a sua altura opte por se ajoelhar ou mesmo deitar sobre o tabuleiro procurando um pequeno fio que foi colocado para fixar a cache e permitir puxá-la para o tabuleiro.
A recolocação no local, depois de fechar bem o container deve ser feita ligeiramente à sua direita numa fenda existente para evitar ser localizada por muggles e assim proporcionar a sua longevidade. Podem colocar fotos Spoiler e do Local.
Se necessário faça CITO e preserve de forma consciente a fauna, flora e estrutura.