Skip to Content

<

Caminhar no PNSAC

A cache by GeocachingOurem Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/24/2018
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Cada vez mais os espaços naturais surgem, no contexto internacional e nacional, como destinos turísticos em que a existência de valores naturais e culturais constituem atributos indissociáveis do turismo de natureza.
As Áreas Protegidas são, deste modo, locais privilegiados como novos destinos, em resposta ao surgimento de outros tipos de procura, propondo a prática de atividades ligadas ao recreio, ao lazer e ao contacto com a natureza e com as culturas locais. (PNSAC. 2006. Guia Percursos Pedestres, Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Ed. Região de Turismo de Leiria-Fátima)

O pedestrianismo, conforme definido na Carta de Desporto de Natureza do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, publicada pela Portaria nº 1465/2004, de 17 de dezembro, consiste na atividade de percorrer distâncias a pé, na natureza, em que intervêm aspetos turísticos, culturais e ambientais, desenvolvendo-se, normalmente, por caminhos bem definidos, sinalizados com marcas e códigos internacionalmente aceites.

Neste contexto, e de forma a que a e o visitante possa conhecer e usufruir de forma ordenada e sustentada de alguns dos aspetos mais significativos que caracterizam e individualizam esta área protegida, desde 1989, o PNSAC tem vindo a criar, em colaboração com outros entidades, uma rede de percursos pedestres, numa extensão aproximada de 160 km. (in Maia, A., 1992. Naturalmente. PNSAC, 1992).

Venha visitar o Parque Natural e participe na sua conservação!

PR1 (ACB) Vale de Ventos (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota (PR), no concelho de Alcobaça. PR1 (ACB) - Vale de Ventos. Enquadramento - serra dos Candeeiros, próximo da povoação de Casal de Vale de Ventos, com possibilidade de observação da costa litoral, em dias límpidos.

PR1 (ACN) Olhos de Água do Alviela (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota (PR) no concelho de Alcanena. PR1 (ACN) - Olhos de Água do Alviela. Enquadramento: sul do planalto de Santo António.

PR5(ACN) Rota dos Frades (track)

PR7(ACN) Rota dos Moinhos (track)

PR10(ACN-PMS) Rota de Minde (track)

PR11(ACN) Rota de Santa Marta (track)

PR1 (VNO) Bairro / Casal Farto (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota (PR), no concelho de Ourém. PR1 (VNO) - Bairro / Casal Farto. BTT. Enquadramento - a norte da serra de Aire, envolvendo parte da povoação do Bairro e transbordando os limites do PNSAC para Vale de Cavalos e Casal Farto.

PR1 (PMS) Serra da Lua (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR1 (PMS) - serra da Lua, no concelho de Porto de Mós. Enquadramento - serra dos Candeeiros, desenvolvendo-se para nascente, próximo da povoação do Arrimal, ao longo da serra da Lua.

PR2 (PMS) Arco da Memória (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR2 (PMS) - Arco da Memória, no concelho de Porto de Mós. Enquadramento - serra dos Candeeiros, desenvolvendo-se para poente da povoação do Arrimal.

PR3 (PMS) Lapa dos Pocilgões (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR3 (PMS) - lapa dos Pocilgões, no concelho de Porto de Mós. Enquadramento: planalto de Santo António.

PR4 (PMS) Rota de S. Bento (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR4 (PMS) - Rota de S. Bento, no concelho de Porto de Mós. Enquadramento - planalto de Santo António e serra de S. Bento.

PR5 (PMS) Castelejo (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR5 (PMS) - Castelejo, no concelho de Porto de Mós. Enquadramento - planalto de Santo António, abrangendo três formas geomorfológicas notáveis, a depressão de Alvados, o Castelejo e a Fórnea.

PR6 (PMS) Fórnea (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR6 (PMS) - Fórnea, no concelho de Porto de Mós. Enquadramento - planalto de Sto. António, abrangendo 3 formas geomorfológicas notáveis, a depressão de Alvados, o Castelejo e a Fórnea.

PR7 (PMS) Corredoura (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR7 (PMS) - Corredoura, no concelho de Porto de Mós. Enquadramento - a norte da serra dos Candeeiros, desenvolve-se ao longo de uma antiga linha de caminho de ferro.

PR8 (PMS) Serra Galega (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR8 (PMS) - Serra Galega, no concelho de Porto de Mós. Enquadramento - planalto de São Mamede.

PR9 (PMS) Estrada Romana (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR9 (PMS) - Estrada Romana, no concelho de Porto de Mós. Enquadramento - planalto de São Mamede, por entre “Cabeços” e “Covões”.

PR1 (RMR) Marinhas de Sal (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR1 (RMR) - Marinhas de Sal, no concelho de Rio Maior. Enquadramento - vale tifónico da Fonte da Bica, no extremo sul da serra dos Candeeiros, a cerca de 3 km de Rio Maior.

PR2 (RMR) Chãos / Alcobertas (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR2 (RMR) - Chãos / Alcobertas, no concelho de Rio Maior. Enquadramento - a sul da serra dos Candeeiros, na vertente nascente. Duas opções de percurso.

PR4 (RMR) de Chãos à Gruta (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR4 (RMR) - de Chãos à Gruta, no concelho de Rio Maior. Enquadramento - a sul da serra dos Candeeiros, na vertente nascente.

PR1 (STR) Algar do Pena (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR1 (STR) - Gruta - Algar do Pena, no concelho de Santarém. Enquadramento - bordo sul do planalto de Santo António, caracterizado por uma intensa atividade extrativa (pedreiras de calçada).

PR1 (TNV) Grutas do Almonda (track)
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Percurso pedestre de Pequena Rota PR1 (TNV) - Grutas do Almonda, no concelho de Torres Novas. Enquadramento - ao longo do bordo nordeste da serra de Aire na proximidade do arrife.

Guia de Percursos do PNSAC (PDF)

1 - Marinhas de sal (Fonte da Bica - Rio Maior)

2 - Lagoas do Arrimal (Arrimal - Porto de Mós)

3 - Depressão de Alvados (Alvados - Porto de Mós)

4 - Polje de Mira-Minde (Mira d'Aire - Minde)

5 - Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire (Bairro - Ourém)

6 - Olhos de Água do Alviela (nascente do Alviela, Alcanena)

7 - Centro de Ciência Viva - Carsoscópio (Alviela - praia fluvial)

8 - CISGAP - Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta Algar do Pena (Vale de Mar - Alcanede)

Trata-se de um cache de tamanho regular com logbook, stashnote, material de escrita e tem espaço para troca de travelbugs e pequenos objectos.

Sejam discretos nas buscas e deixem a caixinha igual ou melhor do que estava, algum problema reportem.

Additional Hints (Decrypt)

qrageb qn phein, qronvkb qr crqenf

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

39 Logged Visits

Found it 36     Write note 2     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 21 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.