Skip to content

Monte Jerumelo Traditional Cache

Hidden : 08/13/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Monte Jerumelo


Translation
Perto de Penela existem dois montes que distam entre si cerca de dois quilómetros. São os montes Melo, a norte e Gerumelo, a sul. Num desses montes, o Melo, existe um castelo que foi erguido por D. Afonso Henriques em 1142 e que se encontra quase todo destruído. As atuais muralhas, ameadas, foram parcialmente reconstruídas no troço norte, séculos mais tarde, seguindo o traçado original, pelo seu proprietário, o historiador de Penela, Professor Salvador Dias Arnaut (1913-1995).
Atreva-se e venha subir este monte magnifico conhecido com o nome de Jerumelo, desfrute a magnifica paisagem que do seu alto oferece em 360º , encontrará também um marco Geodésico onde se pode sentar no seu rebordo circular enquanto relaxa da árdua súbida deixando-se envolver pelo seu sossego e silêncio do local numa brisa fresca.
"Close your eyes... take a deep breath... and relax."

A Lenda...

Contam que nesses montes habitaram dois irmãos, ferreiros de ofício.

Esses irmãos eram gigantes e tinham o mesmo nome dos montes em que se haviam instalado. Cada um em seu monte e com a sua forja exercia a sua profissão, mas, segundo a lenda, não possuíam mais do que um martelo e dele se serviam alternadamente. Quando o Gerumelo precisava do martelo, chegada à porta da forja e gritava ao Melo, para este lho atirar, e vice-versa. Isto repetia-se de todas as vezes que trabalhavam. Decerto que já perceberam que estes irmãos eram gigantes porque de outro modo não teriam força para atirar o martelo a tão grande distância.

Ora, aconteceu que um dia o Gerumelo se zangou com o irmão e, quando este lhe pediu o martelo, arremessou-lho com tamanha violência e mau humor que ele se desencabou no ar. A maça de ferro foi cair no sopé do monte Melo e logo ali rebentou uma fonte de água férrea — a fonte da Ferratosa (atual Fartosa) Quanto ao cabo, que era de madeira de zambujo, precipitou-se mais longe, enraizou e deu origem a um bosque de zambujeiros, onde posteriormente se veio a formar a aldeia que tem, hoje, o nome de Zambujal.

No cume do monte do Melo ainda, hoje, se vêm umas ruínas que afirmam ser parte da forja de um dos ferreiros, porém nunca se irá saber de qual, pois ambos já faleceram...

...lenda retirada da web.

 A Cache 


  • A Cache tem como objectivo georeferenciar mais uma vez o monte Jerumelo onde outrora existia a cache GC2E4Z8. Desta forma volta a estar mais uma vez no mapa do geocaching pois pelo o local e envolvência merece a pena. Ao chegar ao cume aproveitem para descansar e desfrutem das espectaculares vistas que este local tem para oferecer.
     
  • Tenham atenção a súbida pois sendo íngreme aconselho calçado aderente, tenham cuidado nos dias de chuva.
     
  • O container é do tamanho small contendo só o Logbook e stashnote, não se esqueçam de levar algo para escrever.
     
  • Não tracem novos caminhos. No local é possivel chegar a cache nos que por lá já existem, escolham o melhor acesso para lá chegar. Protejam a flora existente.
     
  • Sejam cautelosos durante a sua procura e ao encontrarem coloquem-na como estava, a longevidade da cache depende de si!

Pratiquem C.I.T.O sempre que possam a Natureza Agradece.

Espero que gostem e que se divirtam!

Tirem fotos e juntem no vosso log!

Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)