A Ilha de Vilar é uma área marginal ao rio Cávado, localizada na freguesia de Figueiredo que incorpora o concelho de Amares. É um agradável espaço de lazer que permite banhos frescos, sonos descansados, piqueniques e actividades desportivas, de forma muito resguardada das urbanizações.
A cache pretende dar a conhecer um espaço verde que merece todos os esforços pela sua preservação. Pede-se, por isso, que o local seja mantido limpo e com a mínima intervenção humana. A cache não estará disponível nos meses de inverno devido à subida do leito do rio que a cobrirá e devido ao crescimento de vegetação que impedirá a caminhada até ao local. O acesso à cache apenas pode ser garantido durante o período compreendido entre os meses de Junho e Outubro. Portanto, embora a cache permaneça no local durante todo o ano e a visita à ilha possa ser feita em qualquer altura, recomenda-se a sua captura durante os meses enunciados previamente. A cache deverá ser extraída e aberta com precaução para que não caia nenhuma das suas peças, sob pena de se perderem, dada a natureza inóspita do local, e que seja fechada com cuidado para que não deixe entrar água. Espero que desfrutem!
Nota: este espaço é propriedade privada, pertencente à Sociedade Agropecuária do Cunene que, por cortesia, permite que a junta de freguesia desta localidade o transforme numa área de lazer.