O SOBREIRO
O sobreiro, sobro, sobreira ou chaparro (Quercus suber) é uma árvore da família do carvalho, cultivada no sul da Europa e a partir da qual se extrai a cortiça. O sobreiro é, juntamente com o Pinheiro-bravo, uma das espécies de árvores mais predominante em Portugal, sendo mais comum no Alentejo litoral e serras Algarvias,
(por cá foi um bocado complicado encontrar).
O sobreiro é uma espécie que requer humidade e solos relativamente profundos e férteis, embora também tolere temperaturas altas e períodos secos de três a quatro meses, típicos do clima do sul de Portugal. Nas regiões a sul do Tejo o sobreiro comporta-se como uma espécie de folhagem persistente e possui folhas que medem 2,5 a 10cm por 1,2 a 6,5cm, e são de cor verde escura e sem pelos.
O sobreiro ocupa uma área de cerca de 737 000 hectares dos mais de 3,45 milhões de hectares de floresta em Portugal, segundo o último Inventário Florestal Nacional, de 2006.
A CACHE
A cache foi trabalhada com a materia prima do amigo quercus, no ambito de podermos camuflar e reaproveitar os restos de um parente seu. Pedimos que tenham o devido cuidado com a mesma com o objetivo de preserva-la para que dure mais tempo. Se possivel façam c.i.t.o pois nao temos muitos do genero nesta zona.
Disfrutem da natureza envolvente e da vista .