Rio Vouga
Nasce a 864 metros de altitude, na serra da Lapa e tem 148km de extensão, atravessando o território das Montanhas Mágicas®, a sul, ao longo de aproximadamente 44 km (municípios de São Pedro do Sul e de Sever do Vouga). A sua bacia hidrográfica tem cerca de 3.636km2, localizando-se entre o rio Douro e o rio Mondego. Os principais afluentes, de montante para jusante, são o Mel, o Sul, o Varoso, o Teixeira e o rio Mau. Da nascente até à foz é um rio com uma dinâmica natural muito acentuada que origina rápidos, ilhas temporárias, remansos, praias e poços. A jusante da ponte de Pessegueiro abriga espécies de peixes migradores. A sua galeria ripícola está muito bem preservada.
Área classificada total: 2.769ha
Área classificada no território: 706ha (25%)
Municípios abrangidos: Sever do Vouga
Fauna protegida:
Salamandra-lusitânica, lampreia de riacho, sável, savelha, lagarto-de-água, lontra, boga-comum, lampreia marinha, escalo, ruivaco, sapo-parteiro-comum, rã-ibérica, tritão marmorado ou tritão-verde, unio crassus e unio elongatulus ou unio mancus.
Flora protegida:
Gilbardeira, freixo, carvalho-roble e ulmeiro.
Habitats prioritários:
Florestas aluviais de Alnus glutinosa e Fraxinus excelsior.
A CACHE
Esta cache foi colocada num local envolto em algum mistério, pois nenhum de nós que somos da zona sabia explicar o que é que aquilo ali estava a fazer, as teorias foram mais que muitas, mas as conclusões foram poucas... Assim e de forma a partilhar este sitio, e esta... "coisa", decidimos marcar o local através da colocação desta cache. Esperemos que se divirtam tanto a fazê-la como nós nos divertimos a escondê-la...
NOTA:
Para encontrar a cache não é preciso remover qualquer pedra da estrutura.
Uma Cache Das