Skip to content

#8 PT Grená - Pico do Ferro Traditional Cache

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Olá Team_CooperD,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do dono da cache para verificar o estado da mesma.
Até lá, ficará desativada.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches.

Como Dono da cache, tem ao dispor algumas soluções possíveis:

  1. Efetuar a manutenção necessária e reativar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efetuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente ativa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desativada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 60 dias.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Hidden : 10/1/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

#8 PT Grená - Pico do Ferro

 

  • Esta rota circular, com 6,2 km, desenvolve-se ao longo de pastagens naturalizadas e reconvertidas em zonas de floresta, passando pela lagoa e zona das caldeiras, onde é feito o tradicional Cozido das Furnas.
 
  • O percurso tem início no miradouro do Pico do Ferro, com vista sobre a lagoa e o vale das Furnas. Desça pela estrada a norte e vire à esquerda transpondo um portão que dá acesso a um caminho de terra batida. Ao fim de 600 metros vire à direita por uma ponte ladeada de Criptomérias (Criptomeria japonica) que dá acesso à “Floresta Encantada” um mosaico florestal que concilia a produção arbórea com a conservação da natureza. Neste local existe um atalho que liga o percurso diretamente à Grená.
 
  • Siga a sinalética ao longo de uma área de antigas pastagens agrícolas, onde estão a ser desenvolvidos vários projetos de investigação, de proteção, recuperação ecológica e paisagística da bacia hidrográfica da lagoa das Furnas. Nesta fase é possível observar uma enorme diversificação da flora endémica e nativa dos Açores, como o Folhado (Viburnum treleasei), o Louro (Laurus azorica), a Urze (Erica azorica), a Queiró (Calluna vulgaris), assim como alguma da avifauna natural do arquipélago, como o Milhafre (Buteo buteo rothschildi), o Tentilhão (Fingilla coelebs moreletti) e a Estrelinha (Regulus regulus azoricus).
 
 
 
 
 
  • Antes da descida para a lagoa, ao longo da cordilheira, existem vários pontos com amplas vistas sobre a Lagoa das Furnas, onde pode aproveitar para descansar. A descida da cumeeira desenvolve-se por uma mata de Criptoméria, onde se podem encontrar algumas espécies exóticas como o Incenso (Pittosporum undulatum), a Conteira (Hedychium gardneranum) e o Feto-arbóreo (Cyathea cooperi).
  • Antes da lagoa, encontram-se as ruínas da propriedade da Grená, uma antiga casa senhorial, atualmente na posse do Governo Regional dos Açores. No fim da descida existe uma escultura em madeira de um caminhante, onde deverá virar à esquerda em direção às caldeiras da lagoa das Furnas. Neste local existe uma ligação, à direita, com o PRC 06 SMI – Lagoa das Furnas.
 
  • Prossiga até à zona das caldeiras, local onde é cozinhado o tradicional Cozido à Portuguesa com recurso ao calor interno do vulcão das Furnas. Continue o percurso, passando uma área de piqueniques e vire à esquerda, em direção o Pico do Ferro.
  • Na subida existe um troço que passa dentro de uma linha de água onde o piso pode estar escorregadio, pelo que se recomenda especial atenção. No final aproveite para descansar e apreciar a vista do local onde começou a caminhada.

 

 

Sobre a cache:

☀ Favor faça com que a cache dureyes

 Deixar tudo como encontrou mail

☀ Não se esqueça de recolher números nas tampas ( Irá precisar mais tarde )

Additional Hints (No hints available.)