Skip to Content

<

Concreções ou Nódulos

A cache by Berlaita Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/12/2018
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Concreções ou Nódulos



Para registrar esta cache, necessita responder a estas perguntas por e-mail. Todas fotos publicadas que denunciem as respostas serão apagadas sem aviso prévio.
Espero que disfrutem da vossa visita!


1- Quantas concreções podemos ver no GZ?
2- Qual a distância entre elas?
3- Qual o seu diâmetro?
4- Qual o formato das concreções presentes no GZ?
5- Consegue observar camadas nestas concreções? Se sim, diga-me quantas?
6- Tarefa adicional (após 2019-06-12), cada registo carece de uma foto sua nas coordenadas ou da sua mão segurando um papel com o seu nick escrito nele. Fotos que sirvam de spoiler serão apagadas sem aviso prévio.

Para consultar as novas Earthcache guidelines



Concreções

As Concreções são formadas em rochas sedimentares pela cimentação diferencial de grãos do arcabouço e matriz, que estejam agregados ao redor de um “núcleo precursor” de origem orgânica ou não.
O núcleo precursor é que desencadeia o processo de formação da concreção. Ele geralmente possui afinidade química que favorece a deposição de determinados tipos de cimento no seu entorno… Se o núcleo for de origem orgânica (uma folha, um peixe, um pterossauro, etc.), esse processo de acreção de minerais pode ser favorecido pela ação de bactérias, por exemplo. Sob essa perspetiva, muitas concreções podem conter fósseis… mas essas geralmente não têm formas tão regulares.

O formato das concreções depende principalmente do ambiente e das condições presentes durante a formação dessa estrutura sedimentar, assim como da natureza do núcleo que iniciou o processo.

As concreções concêntricas formam-se pela deposição dos minerais de cimentação em camadas sucessivas. Os minerais são acrescidos a superfície das camadas anteriores e a concreção cresce.

Tamanho e forma das Concreções: Podem ter tamanhos microscópicos ou chegar a escala de metros de diâmetro, pesando centenas de quilos ou mesmo toneladas. Podem ser amorfas ou ter formatos discóides, tubulares, esféricos, piramidais, ou até agregados como bolhas de sabão.

Frequentemente elas têm da mesma coloração da rocha matriz, o que pode ajudar a diferenciá-las de estruturas fossilizadas.

Em alguns casos são compostas por uma variedade de minerais e podem ocorrer em uma variedade de rochas sedimentares. Sendo mais comuns, no entanto, em folhelhos, siltitos e arenitos.

Para adquirir mais conhecimentos sobre Concreções.

Fonte: https://wikipedia.org



Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

13 Logged Visits

Found it 12     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 13 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.