Skip to Content

<

Rudistas aqui???

A cache by linakaram_karam Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/12/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Rudistas aqui???

 

 

 

Os rudistas são um grupo extinto de bivalves que existiu desde o Jurássico Superior até ao final do Cretácico da Era Mesozóica.

Eram organismos sedentários e viviam em mares tépidos e pouco profundos, fixando-se uns aos outros e constituindo verdadeiros recifes, por vezes de grandes dimensões

                                                

    

Uma das particularidades dos rudistas era o grande desenvolvimento e a espessura das suas conchas, constituídas por duas valvas.Devido a largos milhares de anos de evolução, nos rudistas surgiu uma vincada diferença entre as duas valvas. Uma das valvas (a que estava fixa ao fundo) apresentava um grau de desenvolvimento muito acentuado e podia ser cónica ou em forma de chifre, enquanto a outra (a valva superior) era aplanada e funcionava como uma tampa.

As conchas destes bivalves apresentavam um aspeto rude (rudis, em latim) o que deu origem ao seu nome – Rudistas.

Os seus depósitos foram formados num ambiente de mar pouco profundo, de águas quentes e límpidas, propícias à proliferação de organismos de esqueleto carbonatado, construtores de bancos de recifes.

A presença de fósseis de rudistas nas rochas carbonatadas da região de Lisboa é um testemunho da existência neste local de um antigo mar tropical costeiro, pouco profundo, de águas quentes e límpidas, com fundos formados por lama carbonata. A atual península ficava, nessa altura, nos limites do Mar de Tétis, o mar que se formou após a rutura da Pangea e que deu origem ao atual Mediterrâneo. Nestas águas tropicais quentes, a partir dos 26 – 28º C, o carbonato de cálcio (CaCO3) precipitava espontaneamente e originou vasas (lamas) carbonatadas que, posteriormente, gerou o calcário de lioz.

Para poder registar o seu found nesta earthcache deverá responder às seguintes questões por e-mail.

  1. Que tipo de fósseis é possível encontrar no GZ?.
  2. Com o auxílio de uma fita métrica indique as dimensões (comprimento e largura) do maior fóssil presente no GZ

     

    Poderá ilustrar a sua passagem por este local com uma foto sua, dos seus pés ou do seu GPS onde sejam visíveis fosseis de rudistas.

     

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

39 Logged Visits

Found it 36     Write note 1     Publish Listing 1     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 22 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.