No dia 10 de Junho de 2009, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, procedeu-se à inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar do Concelho de Caminha e da Rua dos Combatentes do Ultramar, com a presença de altas entidades civis, eclesiásticas e militares.
As inaugurações tiveram direito a honras militares, feitas por uma força militar oriunda do Regimento de Cavalaria Nº. 6 de Braga e de uma força dos Fuzileiros.
Este monumento dedica-se a homenagear não só a memória dos Combatentes do Concelho de Caminha que sacrificaram a vida em prol da nossa Pátria, mas também todos os Combatentes desse mesmo concelho que serviram abnegadamente Portugal no Ultramar.
A Cache:
Esta multi-cache é muito simples e contém apenas dois pontos. No primeiro ponto o geocacher terá de encontrar as coordenadas para o ponto final.
No ponto final, o container permite a troca de pequenos objetos e contem apenas logbook, o que obriga a que o geocacher leve consigo material de escrita.
Em ambos os pontos é frequente a passagem de “muggles”, principalmente no Verão, sendo que é necessário o máximo cuidado e discrição para uma boa e efetiva durabilidade da cache. Neste contexto, pede-se ao geocacher que deixe tudo direitinho como encontrou ou, de preferência, melhor.