Desencaminharte

Em 16 de dezembro foi inaugurada a obra artística da autoria de André Banha no Miradouro dos Socalcos de Labrujó e Rendufe em Ponte de Lima, junto à Capela de Nossa Senhora de Fátima do Monte.
Trata-se de uma obra de arte criada no âmbito do DESENCAMINHARTE (DES’18), projeto realizado em dez municípios do Alto Minho, e que envolve dez autores relevantes no programa artístico e arquitetónico contemporâneo.
A edição 2018 (DES´18) procura enraizar as sementes lançadas em 2017 e desenvolve um projeto forte e coeso, explorando a vertente mais artística, permanente e funcional do DESENCAMINHARTE, numa aproximação a outros projetos europeus da mesma natureza.
Pedra sobre Rocha – A proposta do autor para o marcador de paisagem na encosta sobranceira à Senhora de Fátima do Monte em Ponte de Lima, “traduz-se num volume implantado sobre uma enorme rocha impar aí existente.”
Segundo o autor “É um piscar de olho a um legado muito particular: alude aos primórdios da marcação no tereno pelo homem – as ancestrais referências de orientação, aos abrigos feitos pelos pastores na transumância do gado. Um espaço de contemplação da paisagem, de abrigo, de espera.”
O (DES´18) é promovido pelo Município de Ponte de Lima em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e programado pelo coletivo HODOS, com o objetivo de valorizar os roteiros pedestres em Portugal, afirmando-se como elementos de integração ou dissociação na paisagem. O HODOS, constituído pelas equipas FAHR 021.3, depA e Still Urban Design, pretende reestruturar a experiência da caminhada, recorrendo à criação de peças de arte e arquitetura.
O largo da capela de Nossa Senhora de Fátima do Monte, é muito agradavel e está muito bem cuidado. Alem disso, permite termos uma vasta visão sobre as terras visinhas.
Daqui avistam-se paisagens lindissimas, principalmente ao por do sol.
A capela, fruto de uma promessa, foi inaugurada em 13 de Outubro de 1985.

A cache:
O recipiente é de tamanho pequeno, não permitindo trocas de objetos.
Contem apenas logbook.
Coloquem a cache no mesmo local. Mantenham-na na posição correcta para prolongar a sua longevidade.
Tirem e publiquem fotos do local. Tem umas vistas magnificas, permitindo obter fotos fantasticas!
E, principalmente, divirtam-se!
Façam CITO, se necessário. Mas, principalmente, nunca deixe marcas da sua presença, que possam prejudicar o meio ambiente!

Pratique geocaching de forma responsável e consciente, respeitando as normas básicas de segurança. Faça-o por sua conta e risco!
Obrigado pela vossa visita!
e-mail:
geo.amigosdanatureza@gmail.com