Skip to Content

<

SMT#5 Mistério da Sala das Pegas

A cache by Rizasfor2 & acasongahm Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/11/2019
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
4 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


SMT

Sintra Mystery Trail

BEM-VINDOS

Imaginado por Acasongahm e Rizasfor2, nasceu nesta bonita serra um trajeto com cerca de 7,5 km, em círculo, com início e fim no cruzamento dos Capuchos, caso respeitem a ordem numérica das 9 caches SMT.

O ponto mais baixo regista 286 metros e o mais elevado 506 metros.

Os mistérios foram criados de contos e lendas ditas pelo povo e descritas por vários escritores e adaptadas para o propósito de cada um dos enigmas que terão de ser desvendados antecipadamente.

Aconselhamos a não irem para o terreno sem a confirmação das coordenadas, em resultado da consulta do Geochecker.

Já no terreno respeitem a perigosidade dos diversos locais por onde passarem, principalmente se andarem sobre rochas húmidas ou molhadas, o mais certo de encontrar nesta magnífica serra. Calçado confortável e uso de calças é aconselhado para não andarem a esgravatar as pernas no arvoredo rasteiro que vão encontrar em algumas partes do percurso.

Cada cache tem a sua própria personalidade, quer seja na descoberta do enigma como na procura no terreno, assim como cada um dos containers que se propõem encontrar.

Estimamos que demorem cerca de 2.30 horas a efetuar todo o percurso, a que se adiciona o tempo necessário à procura das 9 caches.

Divirtam-se pelo SMT

Boa sorte geocachers.

A Cache

SMT#5 - O Mistério da Sala das Pegas

 

Preâmbulo, (sobre o texto) – qualquer semelhança com ditos ou fatos históricos é pura coincidência, mesmo que o propósito seja inevitável.

 

O Palácio Nacional de Sintra, também conhecido como Palácio da Vila, apresenta construção complexa com planta em V e volumetria escalonada. O alçado principal está organizado em três corpos, sendo o central mais elevado e recuado relativamente aos extremos. Entre outras, a Sala dos Brasões ostenta a representação das armas de nobres famílias portuguesas e dos oito filhos de D. Manuel I. Num total de quarenta e seis compartimentos, albergou durante anos a Família Real Portuguesa.

Pegas são aves da família corvidae e numa das salas tem-las pintadas no seu teto, misteriosamente agarrando com os seus bicos uma frase escrita. Mas também tem outros significados. Mistério!

D. João e D. Filipa viviam felizes por Sintra e o Palácio da Vila, protegia este Rei e esta Rainha das intempéries invernosas assim como toda a sua corte.

Os homens e as mulheres que ali viviam tornaram-se maridos e esposas ao longo do seu reinado e as festas dadas no palácio ajudavam a estes encontros amorosos. A corte era escola e os adultérios difíceis de conter.

D. Filipa, casta e conselheira das boas práticas matrimoniais, conhecia bem o marido e trazia-o sobre uma cama de três pés, apertado num espartilho de nove voltas para os seus devaneios.

Certo dia o Rei largou um beijo na face da aia e à vista da sua casta esposa que, sem uma palavra mas com ar reprovador e demoníaco, lhe lançou um olhar penetrante 00.

D. João, enfiado, titubeando, disse-lhe: "Foi por bem!"

A rainha saiu da sala, solenemente e, para além dos citados, nove outras aias presenciaram a cena. Teria ficado com ciúmes? Não, ciúmes só sente quem está apaixonado, e não era o caso. Apenas ficou ferida no seu orgulho.

Rapidamente a notícia se espalhou pelo palácio e todos os vinte e seis criados andavam com a frase "Foi por bem" na boca.

Chateado com a situação por se sentir objeto de chacota, o rei fechou-se em copas mas decidiu tomar a iniciativa de mandar construir nova sala para a criadagem. Todos ficaram radiantes e lá foram contando os dias que faltavam para a sala ficar pronta.

Finalmente chegou o dia três daquele mês em que iam conhecer a sala. Qual não foi o espanto de todos ao verem que as três partes do teto da tal sala estavam pintadas com pegas que tinham escrito no bico "POR BEM".

D. João estava vingado de tanta chacota e nenhuma palavra disse sobre o tema. Zero.

Mistério desvendado para a Sala das Pegas, mas será mesmo assim ou a história é outra…?

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.