As “levadas” são pequenos canais de irrigação que servem para redirecionar as águas de uma zona para outra.
A origem destas Levadas na Madeira surge no século XV e tinham como função responder à necessidade de levar e distribuir a água das zonas mais chuvosas a Norte da Ilha pelas zonas mais a Sul. As águas das chuvas ou das fontes naturais eram assim canalizadas de forma a serem “levadas” às diversas plantações e aos poços espalhados pela Ilha... É por isto que se chamam “Levadas”!
São na realidade mini canais ou sistemas de irrigação, que permitiram aos antigos habitantes fazer chegar a água às suas plantações que se encontravam a grandes distâncias e em locais de difícil acesso. Assim, ao percorrer uma Levada, não só está a contemplar a magnifica paisagem que a ilha da Madeira tem para oferecer, como também está a conhecer um pouco da nossa história e tradição.
Os passeios fazem-se por um trilho que acompanha a Levada por todo o seu percurso.
As “Levadas” podem ser encontradas por toda a ilha e muitas delas percorrem a nossa floresta Laurissilva, que em 1999, foi declarada Património mundial pela UNESCO. Anos mais tarde, foi destacada como uma das “Sete Maravilhas de Portugal” e é hoje em dia vista como um “Paraíso Europeu das caminhadas”. As belas paisagens verdes, os túneis naturais que atravessam a rocha, as lagoas com águas cristalinas, a vegetação deslumbrante, o canto das aves endémicas que encontramos da nossa flora - o Pombo Trocaz, o Bis-Bis, o Tentilhão -, as quedas de água e a vistas sensacionais que oferece sobre os vales e montanhas, fazem das Levadas da Madeira uma experiência obrigatória para os amantes da Natureza.
É o contato direto com a Natureza e com a história da Madeira!
As Levadas ganharam destaque como atração turística por volta dos anos 80. Antigamente eram feitas de madeira, mas ao longo dos anos, verificou-se que teriam que ser em construídas em pedra de forma a preservar a sua durabilidade.
|