Nossa Senhora de Fátima (ou formalmente Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.
De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenómeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.
A aparição mariana identificou-se como sendo "a Senhora do Rosário", tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e o que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos, a mensagem que a Virgem Maria apresentou em Fátima foi, na verdade, um insistente pedido de oração, nomeadamente a oração do Santo Rosário.
O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na cidade homónima, no concelho de Ourém, em Portugal.
Nicho
Nicho é um substantivo masculino e flexão do verbo nichar. O termo tem origem no Latim nidus, que significa “nicho”.
O significado de Nicho depende do contexto em que a palavra se encontra.
Originalmente, nicho é o nome para uma espécie de cavidade aberta em uma parede, geralmente presa, que serve de local para posicionar imagens, estátuas, urnas ou outros objetos. Nas igrejas, esses nichos são muito comuns.
Em residências, os nichos podem servir de local para armazenar objetos decorativos ou outros itens, tais como livros.
Por essa ideia, nicho também pode significar, no sentido figurado, uma moradia pequena, ou seja, de tamanho reduzido. Também, pode ser um lugar escondido, um retiro, um lugar afastado.
|