A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA
em todos os instantes da nossa vida o movimento está presente. Desenvolver alguma forma de atividade física é uma necessidade básica para o bem estar físico e mental do ser humano, e é esssencial no combate ao sedentarismo e aos seus efeitos nocivos.
A atividade deve ser praticada regularmente e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que o seja no mínimo 3x por semana. Pode ser um desporto, uma caminhada... quanto maior a diversidade dos estímulos, maiores serão as possibilidades de atingir uma melhor performance e resultados.
É frequente uma atividade trabalhar certos grupos musculares em particular, enquanto outros não são estimulados. Por exemplo, a corrida é um excelente exercício para desenvolver a aptidão aeróbica, e faz um uso prolongado dos grandes grupos musculares dos membros inferiores. Um corredor poderá depois fazer musculação para fortalecer os músculos do tronco, algo que a corrida não faz.
Estudos apoiam a premissa de que o uso de dois ou mais tipos de exercícios aeróbios, no seu regime de treino, pode funcionar como estimulador e proporcionar adaptações importantes no seu organismo.
Ao combinar diferentes modos de atividade física, evita que os mesmos grupos musculares e articulações sejam repetidamente solicitados, da mesma forma. De igual modo, reduz a probabilidade do seu corpo ser agredido pelo excesso de exercício e de se lesionar.
Esta combinação pode igualmente ter um efeito muito positivo na adesão, a longo prazo, a um tipo específico de atividade física.