

Não se sabe ao certo as origens deste castelo, principalmente na época pré-medieval. O que se sabe é que D. Sancho I promoveu a construção de um recinto fortificado que foi depois bastante destruído durante o Século XIV, no reinado de D. Fernando. Foi este monarca que deu ordens para a reparação e reconstrução da estrutura atual. O castelo tem uma estrutura de estilo gótico e constituída por 10 torres quadrangulares. A porta principal localiza-se na parte Sul e integra-se na antiga casa do Alcaide, que controlava deste modo a entrada e saída de pessoas e bens do castelo. Provavelmente era aqui que se encontrava a torre de menagem, embora há quem diga que seja do lado oposto, junto à porta da traição. O castelo foi muito danificado pelo terramoto de 1755 sendo depois reconstruído nos anos e séculos seguintes. No século XIX o interior do recinto passou a ser usado como cemitério e a rainha D. Maria concedeu à Câmara Municipal de Torres Novas a sua posse, a 3 de abril de 1839.Desde então o castelo passou por várias intervenções para se manter intacta e ser visitável até aos dias de hoje.
É monumento nacional desde 1910.
Video sobre o castelo
Descrição da Geocache:
Esta geocache pretende dar a conhecer este monumento nacional, de grande valor e interesse para as gentes do concelho de Torres Novas. As entradas são gratuitas e o horário de funcionamento é das 9h-17h. Devido ao Covid-19 tem um horário ligeiramente diferente: 2ª a 6ª das 10h-17 e sábados e domingos das 10h-18h. Castelo de Torres Novas . ____________________________________________________________________________________________________________________
Estátua de D. Sancho I – Nº 39 28.762, W 008 32.419 Esta estátua da autoria de João Cutileiro foi colocada à entrada do castelo, durante as comemorações dos 900 anos do Foral concedido a Torres Novas por D. Sancho I.
- Vista da Paisagem Sul, dentro do Castelo – Nº 39 28.774, W 008 32.418
- Vista da Paisagem Norte, dentro do Castelo – Nº 39 28.820, W 008 32.438
_________________________________________________________________________________________________________________ A
Cache:
Para Logar a cache . Tirar 2 fotos e colocar no Log (não é necessário mostrar o rosto) - Uma junto à estátua de D. Sancho. - Uma da paisagem Sul ou Norte, dentro do castelo. Atenção ao horário de funcionamento. As entradas são gratuitas. Registos sem fotos ou que não provem que são da autoria dos utilizadores, serão apagados sem aviso prévio. ]
Please leave the following text at the bottom of the page, so cache finders understand the Virtual Rewards 2.0 project.
Virtual Rewards 2.0 - 2019/2020
This Virtual Cache is part of a limited release of Virtuals created between June 4, 2019 and June 4, 2020. Only 4,000 cache owners were given the opportunity to hide a Virtual Cache. Learn more about Virtual Rewards 2.0 on the Geocaching Blog.
Virtual Reward - 2019/2020 Esta Cache Virtual faz parte de uma versão limitada de Caches Virtuais criada entre 4 de junho de 2019 e 4 de junho de 2020. Apenas 4,000 proprietários de cache tiveram a oportunidade de "esconder" uma Cache Virtual.