Skip to content

Um "Postal" De Azulejos Virtual Cache

Hidden : 6/5/2019
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   virtual (virtual)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Painel de Azulejos do Rossio

Tipologia: Cerâmica de revestimento exterior

Data: 1931

Nos anos 20 e 30 do século XX, a Praça da República, vulgo Rossio, foi objecto de diversos melhoramentos, promovidos pelo município e pela Comissão de Iniciativa e Turismo de Viseu, organização local de turismo criada em 1926.

Junto à rampa de acesso à Rua do Soar de Cima, a Comissão de Iniciativa realizou diversas intervenções, com relevo para a balaustrada e candeeiros no actual Jardim das Mães. Em 1930, o muro de suporte da balaustrada apresentava ainda uma face nua, sem valor estético para o conjunto envolvente. Por proposta do Capitão Almeida Moreira, a Comissão de Iniciativa decidiu revestir a «curva do Rossio» com um painel de azulejos artísticos, a cargo do Mestre Joaquim Lopes, reputado pintor e professor da Escola de Belas Artes do Porto.

O Painel, cujos azulejos foram produzidos pela Fábrica do Agueiro (Vila Nova de Gaia), e que inicialmente se destinava a assinalar os pontos de interesse turístico da região, este painel de azulejos retrata trajes típicos da região, personagens e cenas da vida quotidiana tradicional, bem como 5 representações de uma torre de um castelo. A parte inferior do painel está preenchida por um friso que representa repetidamente duas plumas. Destacam-se várias figuras enquadradas por molduras decoradas com motivos florais.

Encontra-se dividido em quatro cenas representando uma alegoria ao mundo rural e às gentes que outrora enchiam as ruas de cor, sons e sabores. Retrata o tempo em que o campo vinha à cidade comercializar os seus produtos, passear os seus trajes e dar vidas às ruas. Nele encontram-se figuras do mundo rural beirão, como o pastor com o cajado, a capucha do Caramulo, o pastor com o varapau e manta pelo ombro e um jovem pastor a tocar flauta.

Representa ainda actividades comerciais, como uma feira de gado, a venda de louça e uma área de comes e bebes. Foi inaugurado em 13/12/1931, com a sua entrega simbólica pela Comissão de Iniciativa à Câmara Municipal.
É hoje um dos principais ícones de Viseu.

Para logar a cache

Nas coordenadas publicadas irão encontrar uma daquelas "máquinas fotográficas" de rua, o proposto será usarem essa máquina para tirarem uma fotografia que deverão enviar para o seguinte mail GC892X9@outlook.pt indicando pelo menos no assunto/mensagem um dos nicks presentes no local, NÃO É OBRIGATÓRIO aparecerem na foto mas pelo menos deverão colocar na foto um objecto que "identifique" a vossa passagem pelo local.

Se por ventura tiverem dificuldades na utilização da máquina de rua podem tirar a foto com o vosso próprio telemóvel onde seja visível a data e hora (pode ser escrito à mão num simples papel) e enviar para o referido mail.

Escusado será dizer que também podem tirar as fotos que bem entenderem (ou não) para colocarem no vosso log.

Uma Cache Das

Virtual Rewards 2.0 - 2019/2020

This Virtual Cache is part of a limited release of Virtuals created between June 4, 2019 and June 4, 2020. Only 4,000 cache owners were given the opportunity to hide a Virtual Cache. Learn more about Virtual Rewards 2.0 on the Geocaching Blog.

Additional Hints (No hints available.)