Skip to content

We Love Arouca! Letterbox Hybrid

Hidden : 7/24/2019
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


We Love Arouca

 

We Love Arouca

A história de Arouca passa também pela requintada doçaria conventual transmitida de geração em geração até aos dias de hoje. É das principais riquezas gastronómicas da região e a produção de Doces Conventuais de Arouca ainda é hoje dos principais interesses turísticos da região.

A Origem dos Doces Conventuais de Arouca

A sua origem remonta aos tempos passados da vida em convento das freiras um pouco por todo o país em particular no Convento de Arouca. Estas freiras especializavam-se na confeção de doces que forneciam às populações em troca de outros bens necessários à sua vida nos conventos. Por outro lado, eram feitos também para presentear individualidades civis e religiosas que cedo testemunharam a requintada especialidade e rapidamente provocaram o alastramento da fama destes doces por toda a região envolvente ao, também chamado, Convento de Santa Mafalda. Tornavam-se assim famosos e parte indispensável de festas e romarias.
Naturalmente, as receitas eram mantidas religiosamente em segredo e estando só ao alcance das freiras S. Bernadinas. Ou talvez não…

O segredo das receitas desvendado…

Existem registos históricos da existência das ”moças da ordem”, as serviçais e laicas, que trabalhavam e ajudavam as freiras no Convento mas também serviam as casas senhoriais de Arouca. Sabe-se, por outro lado, que o Convento de Arouca  era um verdadeiro espaço social procurado pelas famílias senhoriais da região do vale do Arda. E daí o veículo e passagem de informação terá sido possível aquando da extinção das ordens religiosas no final do séc. XIX por essas “moças da ordem”.

A ligação dos doces à religião

Provavelmente já reparou nos nomes quase religiosos dados a estes doces tradicionais e regionais alusivos a festas ou celebrações litúrgicas. A doçaria conventual passa assim a ser uma outra forma de exteriorizar a relação com Deus, como por exemplo: Barrigas de freira, barrigas de freira, Papos de anjo,  Queijinhos do céu, Toucinho do céu.
E mais importante que saber a origem e história destes doces… e parar e provar!


Está letter box, levante a percorrer parte da principal Rua da Vila de Arouca.
Do Paços do Concelho onde as decisões mais importantes são tomadas. Passando pela Praça Brandão Vasconcelos, onde a animação é uma constante. Mesmo ao lado o Mosteiro de Arouca carregadinho de história e segredos. Tempo para descansar no parque do Milénio. Segues em direcção a Junta de Freguesia de Arouca, passas o Pavilhão Municipal, e virás a direita para estacionares a sombra! E descobrires o que procuras... Descrição por favor! 

 

Additional Hints (No hints available.)