REGUENGO GRANDE
A freguesia de Reguengo Grande, situada no extremo norte do distrito de Lisboa, é também a freguesia que delimita o Concelho de Lourinhã a nordeste.
Estendida na zona Leste do Planalto das Cezaredas, a freguesia de Reguengo Grande está situada no extremo norte do Distrito de Lisboa, sendo delimitada a norte pelos concelhos de Peniche e Óbidos, a leste pelo concelho do Bombarral, a sul pela freguesia de Moita dos Ferreiros e a oeste pela União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo. Dista 12 km da sede do concelho – a Lourinhã.
Estende-se desde o Vale de Flandres, local onde ocorreu a Batalha da Roliça, nas Invasões Francesas, até ao Planalto das Cezaredas, onde, segundo a história, as tropas de Júlio César acamparam e onde encontra os limites da freguesia do Moledo, esbarrando depois a sul com a freguesia da Moita dos Ferreiros.
É uma freguesia com cerca de 1552 ha e integra, para além da sua sede, os Casais das Cezaredas, Fontelas e Casal Serrano como suas principais localidades.
Os seus montes e vales, de onde se salienta o Vale Cornaga, são zonas de reserva natural, outrora muito visitadas por forasteiros que aqui vinham passar férias e que as escolhiam para fazerem os seus piqueniques, estando hoje ao dispor de toda a população e com diversos passeios pedestres devidamente assinalados.
O Reguengo Grande é uma freguesia extremamente fértil, o que se traduz na sua tradição agrícola, sendo afamada a tradicional maçã-reineta ou reguengueira. No entanto, o sector secundário tem-se expandido no Reguengo Grande, destacando-se actividades como a extracção de mármore e respectivas oficinas, as indústrias de carpintaria e mobiliário, as de reparações de automóveis e a de ferraria, bem como as instalações frigoríficas. O sector terciário tem na Feira Anual, a 20 de Maio, um momento de grande significado económico e social.
SOBRE AS CACHES
As caches são todas do tipo micro, os seus ninhos estão situados em locais publicos e de facil acesso, não é necessário "invadir" locais particulares.
Na zona de Reguengo, os muros antigos (de pedra solta) são uma presença constante, mesmo que o GZ das caches estejam perto dos mesmos não estão inseridos neles. Não vale a pena procurar no interior dos muros.
Preserve o património arquitectónico dos muros.
Sejam discretos, a continuidade das caches depende da vossa discrição.
Voltem a colocar as caches no seu local de origem, nem sempre o melhor local seja ideal.
Boas cachadas
|