Skip to Content

<

Ermida Nossa Senhora do Resgate

A cache by LuisMelo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/21/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ermida Nossa Senhora do Resgate

 

 

A Ermida de Nossa Senhora do Resgate, localiza-se ao pé da Fábrica de Chá Gorreana.

 

“A proteção da Virgem aos que eram raptados pelos infiéis e que, portanto, tinham de ser resgatados, é um dos entendimentos que justifica a invocação a Nossa Senhora do Resgate. Como se sabe, as ilhas dos Açores foram, frequentemente devastadas por piratas e corsários, que por vezes se limitavam a atacar as populações locais e a destruir os seus bens; outras vezes raptavam e levavam para outras paragens os insulares.

 

Sabemos que a fundação desta ermida é da responsabilidade do padre Belchior Manuel de Resendes, cura no Nordeste, que faleceu em 1729. Herdou de um tio com o mesmo nome as propriedades da Gorreana, em regime de vínculo, e nestas decidiu edificar a ermida que ainda subsiste e mantém, na sua fachada, uns maravilhosos traços do designado “estilo micaelense”, dando conta do ano em que terá sido finalizada a sua construção, 1701.

 

Haverá ligação entre a invocação a Nossa Senhora do Resgate e múltiplos ataques de piratas que as ilhas dos Açores são alvo, nomeadamente na segunda metade do século XVII, quando esta ermida é construída? Terá havido algum ataque de piratas na Maia por esta altura, que não ficou registado na história? Ou terá este cura do Nordeste, pela sua formação religiosa, decidido construir nas terras da Maia que administrava, uma ermida para pedir o apoio da Virgem aos que eram raptados pelos piratas?” As respostas ainda estão para ser descobertas.

 

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.