Campos Agrícolas - Fazendas
Uma fazenda (Angola e Brasil), herdade (Alentejo), machamba (Moçambique), roça (São Tomé e Príncipe) ou quinta (outras regiões de Portugal) é uma propriedade rural agrícola [1], geralmente composta por um imóvel e um terreno destinado à prática da agricultura e da pecuária.
A propriedade, geralmente, inclui diversas estruturas com o objetivo primário de produção e gerenciamento de alimentos, como também de gado (veja também rancho). Fazendas podem ser dirigidas por simples indivíduos, famílias, comunidades, corporações ou companhias. Uma fazenda pode ser constituída por desde uma fração de hectare até milhares de hectares.
Tipos de fazendas
As produções de frutas e castanhas são chamadas de pomar; vinhedos produzem uvas. O estábulo é usado para operações que envolvem equinos e outros animais como também gado. O termo "fazenda" pode, ainda, ser aplicado a fazendas de aquacultura, com produção de peixes visando ao mercado alimentício ou ornamentário. Eventualmente, o termo fazenda pode, ainda, ser usado para terrenos de produção florestal que visam à produção de árvores para madeireiras, reflorestamento ou uso decorativo. Uma plantação geralmente utiliza grande espaço de terra em que algodão, tabaco, café, cana-de-açúcar etc são cultivados, usualmente por trabalhadores residentes na própria fazenda.
|