O Medronheiro Centenário
O medronheiro era já referenciado pelos Romanos que o terão denominado Arbutus unedo. Vírgilio, chamava a esta pequena árvore, muito frequente em Itália, de arbustus, Plínio e os seus contemporâneos, designavam-na por “unedo”, de “unum edo”, que significa comer um só, talvez devido à sensação de embriaguez que provocava comer muitos frutos, sobretudo se já estivessem em processo de fermentação.
O nome científico é Arbutus unedo L. E pertence à família das Ericáceas, onde se incluem as urzes, os mirtilos, os arandos, a urvaursina, entre outras. Em Portugal é ainda conhecido como ervedeiro, ervedo, ervodo ou medronheiro comum.
O medronheiro é um arbusto lenhoso muito comum no nosso País e em toda a região Mediterrânica. Na realidade, pode considerar-se uma pequena árvore, pois nalguns locais chegar a atingir cerca de 10 metros de altura, sendo no entanto o seu porte médio 4 a 5 metros. Existe em quase toda a Europa Meridional em terrenos áridos e siliciosos, em bosques e matas e é muito comum na Serra de Sintra e nas serras Algarvias. Expandiu-se também para a Austrália, África e Irlanda.
Apresenta tronco turtuoso, ereto e ramos avermelhados, folhas persistentes, coriáceas e serrilhadas, flores campanuladas, brancas ou cor-de-rosa, que florescem entre outubro e fevereiro, os frutos maduros são muito redondos e vermelhos, com saliências piramidais que se assemelham a morangos, daí os ingleses a conhecerem pelo nome de “strawberry tree”, estes frutos colhem-se no fim do outono.
A madeira fina é muito apreciada no fabrico de objetos torneados, para embutidos e marcenaria, sendo fácil de trabalhar e polir. Além disso, a sua lenha é muito boa para aquecimento produzindo um excelente carvão.
A cache:
Para encontrar a cache final, terá de decifrar as coordenadas de acordo com a localização da multi-cache:
N 40 ° 21._ _ _a W 008 41._ _ _b
a = Nesta localização, há algumas pedras em frente ao medronheiro (y). Terá de resolver a seguinte conta:
349+ (y).
b = Senta-te numa dessas pedras da frente do medronheiro, ficando assim da frente ao medronheiro. Na sua direita, há uma pequena vinha, caminhe até elas e conte o número de filas ou carreiras (x). Depois, resolver a seguinte conta:
105+ (x).
Assim que obter as coordenadas, vamos á cache!
Sobre a cache:
A cache é de tamanho médio, tem logbook e espaço para trackables. É só mais uma cache original que fiz... a cache anterior foi roubada, então peço-vos que a escondam com ramos secos se faz favor, vamos fazer com que esta cache tenha uma vida longa.