Ao longo dos séculos, os marinheiros que se arriscavam na travessia entre as Américas e a Europa deixaram inúmeros relatos sobre os encontros com serpentes monstruosas e criaturas
aparentemente sobrenaturais. Foram situação marcadas pelo pavor, mas também pela curiosidade. Naquela imensidão de água e, diante disso, a imaginação corria solta e o desconhecido podia reservar o paraíso ou o inferno.
Os relatos mais conhecidos, dizem respeito ao monstro do lago Ness. Um criptídeo aquático que alegadamente foi visto no Loch Ness (Lago Ness), nas terras Altas da Escócia. A sua existência (ou não) continua a suscitar debate entre os cépticos e os crentes, e é um dos mistérios da criptozoologia. Em 29 de Maio de 2003, o governo da Escócia declarou que o monstro não existe e as ideias de que ele existe não passam de fruto da imaginação.
Um dos avistamentos, menos mediáticos aconteceu justamente no Estuário Tejo, nos anos 70,tripulantes do "Menino de Alcochete" viram com clareza “uma enorme barbatana ou membrana que emergia da água” e “era da cor de uma alga castanho-escura".
Um dos conceituados membros da Real Sociedade Geozoológica Britânica que estavam a bordo do barco: Dr Hugg Gigabyte, constatou que a barbatana deveria ter 1,80 de comprimento e pertencia a um monstro que projetava uma sombra gigantesca.Logo depois, em frente à membrana, “emergiram da água uma cabeça e um pescoço de tamanho considerável".
Conta o Mestre do "Bote leão" que seu avô falava que a tal criatura “costumava aparecer na calada da noite, surgindo à flor d’água, dando a impressão de uma ilha”.
Há poucos anos atrás, um grupo de mariscadores noturnos de ameijoa, avistaram uma elevação e pensando tratar-se de uma ilhota, subiram no dorso negro e arqueado do monstro...De repente, a suposta ilha foi se deslocando e afastando-se da terra, até sumir com um dos companheiros...
Portanto, prezando leitor, fique bem atento quando pescar, tomar banho ou passear por perto das águas desta pacata vila.
Estes relatos, em muitos casos nunca publicados, quase não chegaram ao conhecimento dos intelectuais nacionais e europeus. E assim permaneceram até hoje, levantando a dúvida sobre o mito ou realidade...
Queres ajudar a resolver este Mistério???
Procura as pistas em: N 38° 43.IIC W 008° 58.FIA
|