Skip to content

This cache has been archived.

Geocaching HQ Admin: Thank you for hosting this geocaching event! The date of the event has passed. We automatically archive events after 30 days (60 days for Mega- and Giga-Events). Attendees can still log archived events, log trackables, and share their experiences.

More
<

Dictum Castellum . CITO

A cache by Geo Alentejo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Sunday, 12 January 2020
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

12 January 2020, 09:00 - 13:00

 

O Geo Alentejo nasceu no dia 8 de Janeiro de 2013, a partir da amizade que une um grupo de amigos e aventureiros, no objectivo de promover o melhor do que há escondido pelo Alentejo. Desde então o nosso grupo tem crescido e são cada vez mais os nossos membros, amigos e simpatizantes, sendo estes os principais responsáveis pela nossa existência.

A 11 e 12 de Janeiro de 2020 voltamos a reunir-nos para comemorar o 7º Aniversário do Geo Alentejo. Será a vez de Vila Viçosa nos e vos acolher a todos, com Honras Reais, quais duques e condessas, marqueses e duquesas, verdadeiros reis e rainhas desta arte que é o Geocaching.

Vila Viçosa, núcleo de história, arte e cultura, sem par no nosso Portugal, será o ponto de encontro para um fim-de-semana diferente, divertido e rico em conhecimento cultural.

 

PROGRAMA

 

10H30 | Check-In, seguido de CITO - LIMPEZA DE RESIDUOS NA ÁREA INTERIOR E ENVOLVENTE DO CASTELO *

13H00 | Fim do Evento

 

* O Staff Geo Alentejo disponibilizará os utensílios e equipamentos de proteção individual necessários à acção de limpeza.

 

Vila Viçosa é conhecida como a “Princesa do Alentejo”. Apesar de pequena, é uma das mais preciosas e encantadoras joias do Alentejo, uma “vila-museu”.

Sejam bem-vindos a Vila Viçosa, lugar eterno da Rainha de Portugal… Vila Princesa do Alentejo!!

 

(clique para ver video)

O CASTELO

No centro de Vila Viçosa ergue-se altaneiro o castelo medieval, mandado edificar por D. Dinis na última década do século XIII.

De 1461, quando D. Fernando I recebeu a cadeira ducal, até à inauguração do Palácio Ducal, este monumento nacional foi residência dos Bragança.

A velha fortaleza medieval conservou a sua traça até ao início do século XVI quando os duques D. Jaime I e D. Teodósio I construíram, seguindo os modelos italianos de praças ultramarinas, o resistente castelo artilheiro.

A reestruturação do castelo, na época das Guerras da Restauração, ficou a dever-se à posição estratégica que a Vila detinha em relação a Castela.

A planta quadrada, com dois torreões em ângulos opostos, o aspecto compacto e os mecanismos defensivos inovadores – galerias antiminas e canhoneiras fortificadas para fogo cruzado – são características singulares que fazem deste castelo uma das jóias da nossa arquitectura militar.

No interior da fortaleza, o Solar da Padroeira de Portugal é ponto de paragem obrigatória e, mesmo ao lado, no cemitério jazem os restos mortais da poetisa calipolense Florbela Espanca.

Por fim, no interior da alcáçova do castelo o visitante pode descobrir os Museus da Caça e de Arqueologia.

A subida às muralhas oferece uma vista ampla sobre o perímetro urbano de Vila Viçosa e uma perspetiva única sobre o verdadeiro postal ilustrado com que a Avenida Bento de Jesus Caraça e a Praça da República, repletas de verdes laranjeiras, brindam os forasteiros.

 

MUSEU DA CAÇA

Situado na alcáçova do Castelo, este núcleo museológico detém uma admirável coleção do Eng. Manuel Lopo de Carvalho, antigo membro da Junta da Casa de Bragança – e várias peças provenientes dos fundos da Fundação.

O riquíssimo acervo inclui inúmeras espécies venatórias de origem europeia e asiática, bem como diversos troféus de caça africanos. Desta vasta coleção distingue-se igualmente o crânio de um elefante pigmeu.

Além de carabinas de caça e da Pateira, instalada num dos iates reais Amélia, é possível apreciar uma coleção com cerca de 200 armas gentílicas oferecidas ao rei D. Carlos e a D. Luís Filipe, quando o príncipe do reino visitou Moçambique em 1907.

Uma visita deliciosa para os amantes da arte de caçar.

 

MUSEU DE ARQUEOLOGIA

piso térreo da alcáçova da fortaleza militar acolhe, desde 1999, um valioso núcleo de peças arqueológicas de diversas épocas, apresentadas de forma cronológica e das quais se destaca um abundante espólio de peças romanas encontradas na região, assim como alguns artefactos arqueológicos da coleção pessoal do rei D. Luís I. Durante a visita não perca a oportunidade de apreciar uma estátua marmórea da antiga Callipole.

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.